BUSCAR
 
 
 
 
Você está em: Principal » Notícias » Destaques » Hidrolândia-GO – Capital da Jabuticaba

Hidrolândia-GO – Capital da Jabuticaba

 

Sr. José Vieira em seu pomar de jabuticaba

Que tal um passeio pelos quintais e pomares de jabuticabeiras em dezenas de fazendas, chácaras e sítios no município de Hidrolândia e saborear jabuticaba diretamente no pé? Todos os anos durante a temporada que vai do mês de setembro até o início de novembro, milhares de turistas visitam essas unidades rurais em busca dessa frutinha de cor negra arroxeada, tradicionalmente brasileira. Esse turismo em Hidrolândia remonta aos anos 60.

Uma boa opção para os amantes da jabuticaba é a Estância São José, do Sr. José Pedro Vieira e Sra. Leny Alves Vieira com um filho e a nora que trabalham na propriedade. José Vieira, como gosta de ser chamado, conta que em sua Estância existe cerca de 1100 pés da fruta, que é a principal fonte de renda da família. Outras fontes de renda vêm do gado

Tanque de Piaus e Caranha

leiteiro que produz cerca de 100 litros diários, de um restaurante onde os visitantes podem saborear a verdadeira “comida da roça”, como Vieira gosta de falar e uma piscicultura de 2800m², dividida em três tanques onde são criados piaus e caranhas. O leite produzido é transformado em queijos, requeijões, manteigas e doces, que são comercializados com os turistas e servidos no restaurante. Lá também se comercializa farinha, ovos caipira e carne suína.

Na Estância São José, o visitante paga uma taxa de R$ 15,00 para adentrar os portões do pomar de jabuticabeiras com direito a passar o dia inteiro. Sr. José Vieira conta que no ano de 2010 recebeu cerca de 2000 visitantes durante a temporada de jabuticaba, onde sua produção é controlada de maneira que possa ser produzida durante toda temporada.

Parte do pomar de jabuticabeiras da Estância São José

Segundo a Prefeitura local, existem cerca de 60 propriedades no município que se decicam a essa atividade, cobram uma taxa que dá o direito de passar o dia inteiro nos pomares durante a temporada da fruta. As fazendas mais estruturada são a Jaboticabal, Brilhante e a Estância São José.

Para chegar à Estância São José, segue-se pela BR-153 rumo ao sul do Estado, 300m após passar pelo restaurante Banana Menina, faz-se o retorno e segue-se a direita na estrada vicinal, orientando-se pelas placas indicativas. Telefones (62) 3553 1218 e 9107 6160.

 

 

  • 1 »
    16/Apr/2015
    Presidente da Emater Pedro Arraes busca parcerias em Brasília
    »  Presidente Pedro Arraes com Magabeira Unger na Secretaria de Assuntos Estr [...]
  • 2 »
    14/Apr/2015
    Recuperação e desenvolvimento de microbacia foi tema de reunião na Emater
    »  Imagem da reunião de grupos da Região Vale do Paranã
  • 3 »
    13/Apr/2015
    Salto na extensão rural
    »  Pedro Arraes - "Nossa meta para esses próximos quatro anos é consolidar a [...]
  • 4 »
    13/Apr/2015
    Deputado Zé Silva garante recursos do BNDES para a extensão rural
    »  Deputado Federal Zé Silva
  • 5 »
    09/Apr/2015
    Goiás quer controle no uso dos agrotóxicos
    »  Na abertura do Encontro a mesa diretora contou com as presenças das autori [...]