BUSCAR
 
 
 
 
Você está em: Principal » Notícias » Destaques » Arranjo Produtivo Local Florestal do Vale do São Patrício

Arranjo Produtivo Local Florestal do Vale do São Patrício

 

Autoridades presentes no evento

Dia 17 de abril de 2013, a cidade de Uruana foi sede da reunião do APL Florestal Vale do São Patrício. O evento teve a presença de mais de 90 participantes, dentre eles, agricultores, silvicultores, técnicos da Emater e da iniciativa privada, lideranças políticas e ruralistas da região.

Ao iniciar os trabalhos o técnico da Emater, José Araújo de Oliveira e a gerente de APL da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec), Solange Oliveira Botosso fizeram um resgate das atividades desenvolvidas no APL.

Na programação houve a apresentação de três palestras, o engenheiro florestal da Emater, Leo Lince do Carmo Almeida, apresentou informações sobre o Novo Código Florestal Brasileiro. Em seguida o gerente do Banco do Brasil, Waldir Rodrigues, falou sobre as linhas de Crédito Rural disponibilizadas pelo BB para empreendimentos da atividade florestal e por último o engenheiro agrônomo Ricardo Amaral Antunes, falou sobre a cultura do eucalipto abordando as etapas do plantio à comercialização.

O APL Florestal Vale do São Patrício, com abrangência de cerca de 24 municípios da região, tem por objetivo fomentar e apoiar o desenvolvimento social e econômico da Região do Vale do São Patrício, por meio de ações planejadas da Cadeia Produtiva Florestal, levando em conta a realidade local e o contexto regional. Em resumo, os atores do APL, pautados na sinergia de seus membros, na cooperação e na inovação tecnológica, com apoio dos parceiros públicos e privados, no âmbito municipal, regional, estadual e federal, buscam, de forma planejada e sistematizada, identificar os gargalos e pontos fracos das atividades florestais, bem como as soluções dos mesmos.

Por ser um trabalho de abrangência regional, estavam presentes, técnicos da Emater dos municípios de Itapuranga, Ceres, Uruana, São Luiz do Norte, Itapaci, Rianápolis, Rialma, Hidrolina, Cidade de Goiás, Heitoraí, Uruita, Carmo do Rio Verde, Rubiataba e de Goianésia. Estiveram presentes também, presidente da Cooperuruana, Delcides da Silva Moreira, secretário de Indústria e Comércio de Uruana, José Francisco P. Gomes, secretária municipal de agricultura de Itapaci, Natália Santiago, representante do Instituto Federal Goiano – Campus de Ceres, João de Castro e o representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Itapaci.

Na parte final do evento foi feita a renovação da Governança, sendo indicados para compor o Conselho Gestor do APL Florestal Vale do São Patrício o Dr. Enivaldo Parreira Machado para o cargo de presidente, Pedro de Castro e Silva Filho – vice-presidente, Maurício Satake – secretário, técnico da Emater, Francisco Delmoni – coordenador, engenheira florestal Natália Santiago de Menezes e engenheiro agrônomo, Ricardo D. Amaral Antunes – Comissão Técnica, Tiago Moreira Damasceno e Quintino da Silva Moreira – Comissão de Educação, Rubens Donizete Bahia, Dárcio Gomes da Silva e Delcídio da Silva Moreira – Comissão de Associativismo, Juvenil Machado P. Junior e Antônio Rocha Sobrinho – Comissão de Comunicação e Marketing.

A organização e coordenação do evento ficaram a cargo do técnico da Emater Local Uruana, Francisco Delmoni e sua equipe com o apoio da Prefeitura Municipal de Uruana, Emater Regional Vale do São Patrício e Sectec.

Concluindo os trabalhos, foi pactuada a elaboração de uma “Agenda Positiva”, contendo as previsões das próximas atividades do APL, dentre elas uma “Oficina de Trabalho” para o planejamento estratégico a ser realizada no dia 28 de maio de 2013 na cidade de Rianápolis.

Registraram-se nas solenidades as presenças de Glimar Rodrigues do Prado – prefeito municipal de Uruana, Nei dos Reis Cruz – vice prefeito, Dr. Enivaldo Machado – presidente do Conselho Gestor do APL, Eson de Melo Bandeira – Gerente da Emater Vale do São Patrício, Solange Oliveira Botosso – Gerente de APL da Sectec.

  • 1 »
    23/Oct/2014
    Alimentação saudável foi tema em escolas públicas de Hidrolândia
    »  Alunos interagem na preparação de alimentos saudáveis
  • 2 »
    21/Oct/2014
    Comunidade Corumbazul de Buriti Alegre, identifica e prioriza projetos
    »  Membros da Comunidade Corumbazul com os técnicos da Emater
  • 3 »
    16/Oct/2014
    Crédito sem burocracia
    »  Robson Luís, técnico da Emater e Emivaldo Meireles, presidente da ASPAQ n [...]
  • 4 »
    16/Oct/2014
    Curso de fruteiras do cerrado
    »  Cagaita (Eugenia dysenterica)
  • 5 »
    13/Oct/2014
    Planejamento Estratégico da Extensão Rural Brasileira
    »  Momento do Planejamento Estratégico em Brasília