65 famílias rurais foram beneficiadas com parceria entre Governo de Goiás e Ambev, aponta Agro em Dados

A primeira etapa do projeto que irá beneficiar agricultores familiares da região Nordeste de Goiás com a compra de mandioca para a fabricação de cerveja já contemplou 65 famílias, conforme a edição deste mês do “Agro em Dados”, boletim divulgado nesta sexta-feira (09), pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A Ambev já adquiriu 340 toneladas produzidas por pequenos agricultores nesta etapa inicial, em Alto Paraíso, Cavalcante, Posse, Flores de Goiás e Buritinópolis.

O protocolo de intenções para a execução da iniciativa foi assinado pela empresa de bebidas junto ao Governo do Estado, marcando uma das primeiras ações da Secretaria da Retomada, pasta criada para diminuir os impactos negativos da pandemia na economia goiana. A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) atua no mapeamento das famílias produtoras, com pequenas áreas de cultivo, e realiza a interlocução entre os trabalhadores rurais e a multinacional. Por meio desse trabalho, o Governo de Goiás busca auxiliar os produtores de pequeno porte a comercializar sua produção.

O “Agro em Dados” mostra que a expectativa é que 300 famílias sejam contempladas e 12 mil toneladas de mandioca sejam compradas até o ano de 2022. Existe também a perspectiva de que o projeto fomente maior produção de mandioca e atraia indústrias especializadas no processo de extração da fécula da raiz, operação que ainda não é realizada em Goiás, a fim de agregar valor às etapas produtivas dessa cadeia no Estado.

O boletim informativo traz ainda outras estatísticas sobre a produção agropecuária goiana e seus desdobramentos, conforme as estatísticas atualizadas dos últimos meses, como referências às exportações e ao Valor Bruto de Produção agropecuária. No cenário internacional, por exemplo, o agro goiano continua se mostrando cada vez mais competitivo e dinâmico, alcançando novos mercados e expandindo os já abertos. No ano de 2020, Goiás já comercializou produtos do agronegócio em 154 países e, até agosto, já foram exportados US$ 4,7 bilhões em produtos agro por Goiás, valor 32,2% superior ao mesmo período de 2019. Os destaques são os complexos soja e carnes, em resposta principalmente à demanda aquecida da China.

A publicação é elaborada pela Gerência de Inteligência de Mercado da Superintendência de Produção Rural Sustentável da Seapa, com apoio da Comunicação Setorial da Secretaria. O periódico reúne pesquisas dos principais institutos de pesquisa e bases de dados do agronegócio brasileiro, com o recorte para o Estado de Goiás. Além da Emater, o boletim divulga números das outras jurisdicionadas da Seapa, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás).

Acesse o Agro em Dados de outubro aqui.

______
Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 99276-8126/(62) 99276-8815
comunicacao.ematergo@gmail.com