Abertura da Virada Ambiental promove plantio de 1.200 mudas de árvores nativas do Cerrado

Edição deste ano já conta com adesão de 178 municípios goianos, sete cidades de outros Estados e três países. Previsão é promover plantio de pelo menos 178 mil mudas de árvores | Imagens: Divulgação

O projeto Virada Ambiental chegou a sua terceira edição nesta segunda-feira (22), data em que é celebrado o Dia Estadual da Consciência Ambiental. Idealizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com apoio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), o evento promoveu o plantio de 1.200 mudas de árvores nativas do Cerrado, no Campus Samambaia, em Goiânia.

Neste ano, aderiram à iniciativa 178 municípios goianos, que também irão promover ao longo da semana o plantio em massa de mudas e ações de conscientização ambiental. Desde 2019, quando o projeto nasceu, a Virada Ambiental conta com a adesão de dezenas de municípios, inclusive de cidades de outros estados. Estima-se que mais de 160 mil árvores já foram plantadas em áreas de preservação e margens de nascentes ou mananciais.

“Desta vez, tivemos uma adesão mais rápida, inclusive em outros países. Em Goiás, todos que participaram das edições anteriores estão nessa também. É um projeto que a comunidade está se apropriando”, afirma o diretor de Assistência Técnica da Emater, Antelmo Teixeira. 

A previsão é que sejam plantadas pelo menos 178 mil plantas nativas do Cerrado. A iniciativa foi adotada nas cidades de Capivari de Baixo (SC), Divinópolis do Tocantins (TO), Nova Ipixuna (PA), Parintins (AM), Santa Gertrudes (SP), São Domingos (BA) e Sarandi (RS). Os países que também manifestaram interesse em participar são Chile, Portugal e Espanha.

“Já consideramos a Virada Ambiental como um grande sucesso. Em especial porque se transformou não só em uma ação do Estado de Goiás. É uma ideia que começou bem restrita à universidade. Hoje, devido às parcerias, consolidou-se uma ação em que temos a felicidade de participar”, declara o professor da UFG e coordenador do projeto, Emiliano Godoy. 

Mais uma novidade desta edição é o envolvimento da iniciativa privada. Uma concessionária de motocicletas, responsável pela doação das mudas plantadas na abertura do evento, se comprometeu a disponibilizar anualmente a somatória de uma muda de árvore para cada veículo vendido naquele período. 

A Emater, que acompanha a Virada Ambiental desde o surgimento, é encarregada de supervisionar o plantio das espécies para que seja realizado de maneira adequada e em áreas selecionadas corretamente. Os técnicos também auxiliam na mobilização dos municípios, uma vez que a instituição está presente em todas as regiões do Estado.

Histórico

O projeto Virada Ambiental nasceu em 2019, com a Lei 20.552, que institui 22 de novembro como o Dia Estadual da Consciência Ambiental. A escolha do mês de novembro se deu, principalmente, em função de coincidir com o início do período chuvoso, momento ideal para o plantio nas condições do bioma Cerrado.

Com a comemoração, toda a comunidade é convidada a plantar mudas de espécies nativas em locais selecionados por agentes da Emater, preferencialmente ao mesmo tempo. É um chamado para que o cidadão possa colocar em prática ações sustentáveis, contribuindo de fato para a preservação do meio ambiente.

A iniciativa é coordenada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e conta com a parceria de diversas instituições públicas, governamentais e da sociedade civil, entre elas a Associação Goiana de Municípios (AGM), Federação Goiana de Municípios (FGM), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-GO), Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e a Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago).

A Virada Ambiental também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Eles compõem a agenda de ações que devem ser implementadas por todos os países até 2030. Entre os objetivos, estão medidas ligadas à conservação dos recursos naturais e a proteção e recuperação dos ecossistemas e da biodiversidade.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias