Agricultor familiar consegue trator por meio de projeto de financiamento elaborado pela Emater

Máquina foi adquirida por meio do Pronaf Mais Alimentos, linha de crédito voltada para pequenos produtores rurais. Emater é principal canal para elaboração de projetos de financiamento rural em Goiás | Imagens: Divulgação/Emater

A vida do agricultor familiar José Carlos Souza, de Uruaçu, município da Região Norte de Goiás, foi transformada após a aprovação do financiamento de um trator, adquirido por meio de um projeto elaborado pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). O equipamento foi obtido com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Mais Alimentos, linha de crédito voltada para pequenos produtores que desejam investir na estrutura produtiva do estabelecimento rural.

A Fazenda Santana, com aproximadamente 62 hectares, é o sustento de toda a família de José Carlos. Dentro da propriedade são executadas diversas atividades, como produção de leite, ovos, frutas e hortaliças. Os alimentos são comercializados semanalmente nas principais feiras do município, a Feira Livre de Uruaçu e a Feira do Produtor Rural. “Agora, vou poder fazer o serviço na hora que eu quero, não preciso pagar horas”, conta o produtor, referindo-se à necessidade anterior de locar máquinas do tipo.

A intenção inicial do agricultor era comprar um trator usado, adequado para sua realidade orçamentária. No entanto, ao procurar a Emater, foi orientado por um profissional, o técnico em agropecuária da Unidade Local da Agência, Divino Rezende Nunes, quanto às possibilidades de financiamento para a aquisição de uma ferramenta nova. Os benefícios, segundo o extensionista, são vários, de isenção de taxas tributárias a condições facilitadas de pagamento.

O maquinário será usado para preparar a terra antes do plantio, produzir silagem para o gado e recuperar pastos degradados. “Tudo será mais prático. Aumenta a produção porque o agricultor pode plantar no momento ideal, sem precisar esperar o trator emprestado de terceiros”, explica Divino. Além disso, é possível alugar a máquina para outros produtores rurais da região, mais uma alternativa para complementar a renda.

O projeto aprovado foi estruturado também pela técnica administrativa da Emater, Dileuza Pereira da Silva. Mais uma proposta está sendo elaborada, desta vez para a obtenção de uma grade aradora. O produtor contemplado precisou apenas apresentar seus documentos pessoais e emitir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), registro que pode ser expedido pela Emater e serve como identificação do agricultor familiar, sendo imprescindível para o acesso a políticas públicas de incentivo produtivo.

Crédito Rural

Em Goiás, a Emater é um dos principais agentes para que a agricultura familiar consiga recursos disponibilizados por linhas de Crédito Rural. Somente no primeiro semestre de 2021, a entidade foi responsável por facilitar o aporte de mais de R$ 60 milhões na economia goiana, por meio da elaboração de 746 projetos. Conforme o Agro em Dados, publicação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o valor foi destinado para investimento em propriedades localizadas em 70 municípios espalhados por todas as regiões de Goiás.

O financiamento pelo Pronaf é voltado para os integrantes do programa, por isso é importante que o agricultor familiar tenha em mãos a DAP. Os valores do crédito podem ser destinados ao custeio e investimento em implantação, ampliação ou modernização da estrutura de produção, beneficiamento, industrialização e de serviços no estabelecimento rural ou em áreas comunitárias rurais próximas. Para inscrever propostas, basta procurar o escritório local da Emater mais próximo.