Agro em Dados de janeiro destaca produção goiana de café

Informativo mensal da Seapa destaca, nesta edição, dados sobre a produção goiana que deve registrar crescimento na safra 2021/2022, alçando Goiás a sétimo lugar na produção nacional, com 16,6 mil toneladas

Apesar da elevada produção de grandes commodities como soja e milho, Goiás também mantém uma pauta diversificada de sua produção, que inclui desde frutas, verduras e legumes a itens de maior valor agregado, sobretudo que variam conforme o tipo de produção, a exemplo do mel e do café. Necessidade de primeira hora do brasileiro, o café ainda tem produção tímida em Goiás, se comparado com grandes produtores nacionais, sobretudo os estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. No entanto, Goiás já ocupa o 7º lugar nacional na produção, mesmo contribuindo com apenas 0,8% da produção nacional, com estimativa da safra 20201/2022 de 16,6 mil toneladas – número que representa aumento de 19,9% em relação ao ciclo anterior.

A primeira edição do Agro em Dados de 2023 trata exatamente sobre essa produção cafeeira goiana, se debruçando sobre números relativos à série histórica da produção, que mostra, por exemplo, a oscilação registrada na bienalidade negativa do café – característica da planta que faz com que produza mais em um ano, em detrimento do outro. Mostra ainda os principais produtores estaduais, com destaque para Cristalina, Cabeceiras e Campo Alegre de Goiás, e dados sobre a exportação goiana, que tem como destino importantes players no mercado internacional, como Estados Unidos, Alemanha, Itália e França.

Em relação a preços, o boletim traz também dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP) que apontam a elevação de preços registrada desde 2021, mas que sofreu queda no último trimestre do ano, em especial pela estimativa positiva da produção. Uma produção que ganha espaço em xícaras e canecos de todo o País, gerando crescimento econômico, como o ilustrado pelo Valor Bruto da Produção (VBP) do café, que em Goiás deve aumentar 17,7%, chegando a R$ 300 milhões (estimativa).

O informativo apresenta também dados sobre as produções de soja e milho, bovinos, suínos, frangos e lácteos. A edição completa pode ser acessada gratuitamente no site da Seapa (www.agricultura.go.gov.br) ou diretamente clicando aqui.


Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás