Agro em Dados: safra goiana de banana tem previsão de crescimento de 2% em 2023

Edição de fevereiro/2023 do boletim técnico da Seapa mostra que produção da fruta deve chegar a 204 mil toneladas, com produtividade média de 15,7 toneladas

A produção estadual de banana deve registrar um crescimento de 2,0% em 2023, desempenho puxado por um aumento de produtividade de 2,3%. As lavouras goianas devem totalizar 12,9 mil hectares de área cultivada, com entrega estimada em 204,0 mil toneladas da fruta neste ano. A produtividade, assim, deve chegar a 15,7 toneladas por hectare. A edição de fevereiro/2023 do Agro em Dados, boletim técnico da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), traz projeções para banana e também para bovinos, suínos, frangos, lácteos, soja e milho.

O conteúdo da publicação é composto por análises e números. Os dados são ilustrados por gráficos e mapas. No caso da bananicultura goiana, é possível conhecer, por exemplo, as séries históricas para produção, área plantada, produtividade, bem como o Valor Bruto da Produção (VBP) estimado para 2023. Também é possível saber quais são os principais produtores municipais. Anápolis lidera o ranking.

“Em 2022, a Ceasa-GO comercializou 27,3 mil toneladas de banana. Desse total, 66,9% foram produzidas nos municípios goianos. Isso indica que há espaço para a produção goiana para crescer no mercado interno”, cita o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça. “Esse é o tipo de análise estratégica que o Agro em Dados proporciona, por isso ele é cada vez mais importante para todos os agentes que operam no mercado do agropecuário de Goiás”, completa.

As fontes do Agro em Dados são: Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) e Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq). Os dados são analisados pela Gerência de Inteligência de Mercado da Seapa. “Nossa equipe de analistas acompanha diariamente os indicadores do setor. O objetivo da publicação é de fato ser uma ferramenta estratégica para balizar decisões de investimentos no mercado privado e embasar políticas públicas em todos os níveis de governo”, diz o gerente de Inteligência de Mercado da Seapa, Petherson Santana.

Sustentabilidade

A edição de fevereiro do Agro em Dados traz ainda um artigo do Superintendente de Gestão Integrada da Seapa, Renato de Sousa Faria. No texto, o gestor argumenta que a sustentabilidade é o “novo norte da economia do agronegócio”. Graduado em Direito, Faria é também professor universitário, com MBA Internacional em Gerenciamento de Projetos pela FGV, mestrado em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente, cursa o doutorado na mesma instituição.

A edição completa pode ser acessada gratuitamente no site da Seapa (www.agricultura.go.gov.br) ou diretamente CLICANDO AQUI

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás