Agroindústria da Emater oferece cursos mensais para agricultores familiares

Alunos aprendem a aumentar o valor de produtos agroindustriais artesanais por meio de técnicas de Boas Práticas de Fabricação (Foto: Divulgação/Emater)

A Unidade Didática de Agroindústria da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), localizada no Complexo de Inovação Rural, em Goiânia, oferece mensalmente cursos de capacitação para produtores que estão em busca de melhorar sua rentabilidade por meio da agroindustrialização artesanal.

Conforme relata a supervisora de Desenvolvimento Social da Emater, Janete da Rocha, o objetivo é difundir informações sobre o processamento correto de alimentos em vários setores, como leite, carnes e frutas, por exemplo. “Temos condições técnicas de oferecer treinamentos considerando várias cadeias produtivas. Trabalhamos no sentido de ensinar aos produtores técnicas acessíveis para aplicá-las em suas propriedades”, explica.

Conforme relata a supervisora de Desenvolvimento Social da Emater, Janete da Rocha, o objetivo é difundir informações sobre o processamento correto de alimentos em vários setores, como leite, carnes e frutas, por exemplo. “Temos condições técnicas de oferecer treinamentos considerando várias cadeias produtivas. Trabalhamos no sentido de ensinar aos produtores técnicas acessíveis para aplicá-las em suas propriedades”, explica.

Além de se capacitarem para agregar valor a suas mercadorias, os produtores também aprendem a lidar com outras questões, como o aproveitamento integral da produção. “Às vezes eles têm produto excedente em suas propriedades e não sabem como usar. Então a gente ensina a fazer o uso correto desse material, para que possam aumentar sua renda e ter uma oportunidade no mercado”, destaca Neurileide Leão, assessora técnica da supervisão.

Foto: Divulgação/Emater

O trabalho na Unidade Didática de Agroindústria da Emater envolve também o ensino de Boas Práticas de Fabricação (BPF) durante o processo de produção, segundo explica a assessora técnica da supervisão, Rosângela Caparrosa. “Trabalhar dentro das Boas Práticas possibilita não só aumentar a renda e utilizar os excedentes, como também que as pessoas possam se mostrar capazes de realizar determinada transformação de produtos”.

O presidente da Emater, José Ricardo Caixeta, considera que a Agência, enquanto instituição de assistência técnica e extensão rural, tem o papel de transformar realidades positivamente, em especial no que se refere ao produtor familiar. “Após a execução das capacitações, nós acompanhamos os produtores e percebemos que há um incremento na renda familiar. Isso ocorre devido ao fato de que, sabendo trabalhar melhor com os produtos que eles cultivam em suas terras, há maior agregação de valor nos alimentos produzidos”, explica o presidente.

As capacitações são planejadas considerando a realidade local de cada turma. “A gente precisa conhecer quem vem e saber até onde vai o conhecimento da pessoa sobre o produto. Ensinar algo que a pessoa já sabe não agregará nada a ela”, destaca Rosângela.

Os cursos são oferecidos sob demanda e até o momento são realizados mensalmente. Já participaram das capacitações sobre panificações, produção de quitandas, bolos, tortas e salgados, desidratação de frutas e outros, turmas de diferentes regiões do Estado.

Foto: Divulgação/Emater

Agro Centro-Oeste Familiar

Até o dia 20 de maio de 2023, a Emater participa da 20ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar (Acof), que neste ano tem como tema central “Mais comida, menos agrotóxico”. A feira é realizada no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG).

A equipe de extensionistas da área de Desenvolvimento Social da Emater preparou uma série de oficinas sobre processamento de alimentos de forma artesanal para os participantes desta edição da Acof. No dia 16 de maio, por exemplo, foi oferecida uma oficina de boas práticas de fabricação para os expositores que vendem alimentos na feira. O objetivo foi capacitá-los para utilizarem as melhores técnicas durante a fabricação dos produtos, de forma a evitar desperdícios.

Para os demais participantes, a Emater oferece, até o dia 19 de maio, oficinas que objetivam ensinar a desidratar frutas e vegetais, fabricar doce de leite e iogurte e a produzir pão de abóbora. Cada turma tem 15 vagas e as aulas são ministradas na sala da Agroindústria, na sede da Emater, que também é localizada no Campus Samambaia da UFG.

Confira a programação completa e outras informações no site da Acof: www.agrocentro.agro.ufg.br.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br
@ematergoias