Anápolis recebe oficina de avaliação de agroecossistemas na próxima sexta-feira (09)

O município de Anápolis, em Goiás, recebe nesta sexta-feira (09) a oficina ‘Uso de indicadores de sustentabilidade para avaliação de agroecossistemas’, voltada para técnicos e produtores rurais. A capacitação será realizada na Estação Experimental da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) na cidade, que fica na BR-060, no km 121.

As inscrições serão feitas no dia do evento, às 8h30 da manhã, minutos antes do início da programação. Às 8h45, a pesquisadora Mariane Vidal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), dá início à oficina, tratando dos seguintes temas: sanidade dos cultivos e qualidade do ambiente.

Em seguida, a coordenadora técnica do Organismo Participativo de Avaliação de Conformidade (OPAC Cerrado), Luciana Dinato de Oliveira, ministrará o curso de certificação participativa de produtos orgânicos. Já no período vespertino, os inscritos irão participar de atividades práticas, sob a supervisão dos coordenadores da oficina.

Essa ação é uma realização da Emater em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Estadual de Goiás (UEG) e UniEvangélica.

Programação

8h30 – Inscrições e abertura
8h45 – Indicadores de sustentabilidade para agroecossistemas: sanidade dos cultivos, qualidade do ambiente, qualidade do solo e dos cultivos | Mariane Vidal (MAPA)
9h45 – Intervalo
10h00 – Indicadores de sustentabilidade para agroecossistemas: sanidade dos cultivos, qualidade do ambiente, qualidade do solo e dos cultivos
11h00 – Certificação participativa de produtos orgânicos | Luciana Dinato de Oliveira (OPAC Cerrado)
12h00 – Almoço
13h30 – Prática para determinação e apresentação dos indicadores | Mariane Vidal (MAPA), Álvaro Rodrigues (Emater), Agostinho Didonet (Embrapa) e Glays Matos (Embrapa)
16h00 – Considerações e discussões finais

SERVIÇO
Oficina de avaliação de agrossistemas
Data: 09 de agosto (sexta-feira)
Hora: a partir das 8h30
Local: Unidade Experimental de Anápolis (Emater)
Endereço: BR-060, km 121, zona rural, Anápolis-GO
Mais informações: (62) 3324-3144 – Emater/Anápolis
(62) 3533-2209 – Embrapa/Goiânia

______

Comunicação Setorial – Emater
Texto: Fernanda Garcia
Informações à imprensa: (62) 3201-8814/ 3201-8767
comunicacao.ematergo@gmail.com