Aposentadoria rural é tema de palestra realizada pela Emater

Ação, que faz parte da programação do Emater Ao Vivo, buscou informar produtores sobre previdência rural

Dando segmento a programação do Emater Ao Vivo, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realizou, nesta quarta-feira (22), um encontro virtual que teve como tema de destaque a aposentadoria dos trabalhadores rurais.

A live, que ocorreu no canal da Emater no YouTube, contou com a apresentação da extensionista social da instituição, Rosângela Caparrosa Barroso, e teve como mediadora a assessora técnica da Diretoria de Assistência Técnica da Agência, Ana Kassia de Oliveira.  

Durante todo o encontro, Rosângela procurou trazer as principais orientações e informações para os produtores rurais, sobretudo àqueles que buscam a aposentadoria especial, ou seja, aquela em que o trabalhador não possui maneiras de comprovar a contribuição ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), mas possui todos os documentos que demonstrem que trabalhou o tempo necessário no campo.

A extensionista, além de tratar dos valores do benefício e da abordagem do INSS, abordou tópicos como os tipos de aposentadorias e em qual cada trabalhador do campo se enquadra, e os requisitos necessários para requerer o direito, como a idade mínima e o tempo de trabalho.

Ainda, segundo ela, é indispensável que os documentos necessários estejam bem organizados. “O importante não é o excesso de documentos, mas com toda a documentação que comprove a atividade exercida, o trabalhador, com certeza, terá mais chance de conseguir o direito”, concluiu.

A live, que faz parte do programa semanal de conferências da Emater para discutir os principais assuntos de interesse da agricultura familiar e demais envolvidos no segmento rural, assim como os debates anteriores, está disponível no nosso canal no YouTube. Os encontros ocorrem todas as quartas-feiras, sempre às 14h.

Assista:

YouTube player
Programa da Agência Goiana transmite palestras todas as quartas-feiras, às 14h, no canal da Emater no YouTube

Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias