Artigo | A força da Agricultura Familiar

Pedro Leonardo Rezende, presidente da Emater

Já é sabido que 70% dos alimentos que chegam à mesa de todos os brasileiros vem da agricultura familiar. Este segmento tão relevante em nossa agropecuária, além do papel crucial que tem na segurança alimentar brasileira, é um dos eixos fundamentais da nossa economia. A agricultura familiar exerce um protagonismo local extremamente relevante ao gerar renda para sua comunidade e ao auxiliar diretamente na economia dos municípios onde está inserida. É essa relevância que nos faz celebrar, na semana que compreende o dia 25 de julho, Dia Internacional da Agricultura Familiar, a Semana Estadual da Agricultura Familiar.

Mais de 62% dos estabelecimentos agrícolas de nosso Estado são regulamentados como sendo de agricultura familiar, o que significa que praticam atividades no meio rural, possuem área de até quatro módulos fiscais, utilizam da mão de obra da própria família, sua renda é vinculada ao estabelecimento e o gerenciamento do estabelecimento é feito pela própria família. E dar suporte para que eles produzam, cresçam, se desenvolvam, absorvam novas tecnologias para incrementar sua produção e gerem emprego e renda é tarefa da Emater, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária.

A Emater é o braço do governo estadual responsável por contribuir para o desenvolvimento rural sustentável dessas famílias por meio da inovação, proporcionando a elas uma possibilidade do aumento da renda e da qualidade de vida no campo. Embora tenha como missão atender todo produtor rural estabelecido em Goiás, a Agência tem por prioridade o atendimento aos agricultores familiares, atividade que desenvolve há mais de 60 anos em nosso Estado.

Anualmente, recebem assistência técnica e participam de nossos eventos de multiplicação de tecnologia rural mais de 17 mil famílias. Todos os dias nossos técnicos e extensionistas realizam mais de 200 atendimentos nos 246 municípios goianos. São números que impressionam, mesmo com a agência atuando com um quadro de pessoal reduzido em função dos mais de 30 anos sem concurso para recomposição do time efetivo de profissionais especializados.

O crescimento de Goiás, e de todo o Brasil, passam seguramente pela agricultura familiar. E cuidar para que ela esteja sempre forte e em desenvolvimento é tarefa de todos os goianos.

Pedro Leonardo Rezende é presidente da Emater – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária

*Artigo publicado na edição deste sábado (25) do Jornal O Popular.