Artigo | A força de uma instituição sexagenária

Pedro Leonardo Rezende, presidente da Emater

Atender, in loco, todos os municípios do Estado de Goiás entregando serviços àqueles que moram longe das cidades não é fácil. Goiás tem dimensões às quais não nos atentamos. Nosso território é o mesmo de Portugal, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Palestina, Israel, Suíça e Haiti somados, e ainda sobra uma grande extensão de terra. É muita coisa! E dentre as políticas públicas do Governo de Goiás voltadas ao público rural, cabe à Emater a tarefa de percorrer todo esse território, auxiliando cada produtor rural a se desenvolver, gerar emprego e renda e melhorar a qualidade de vida não só de suas famílias, como aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de seus municípios, além de garantir o alimento que chega até as nossas mesas.

A Emater é a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária, hoje jurisdicionada à Secretaria de Estado de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa). Sua atuação em Goiás remonta ainda à década de 1950, quando da criação da Acar Goiás – Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Goiás. Todo o desenvolvimento rural que hoje rende frutos ao Estado de Goiás, nos colocando em posição de destaque mundial, tem suas raízes nas ações que a Emater desenvolveu ao longo dos últimos 60 anos junto aos nossos produtores rurais, agricultores e pecuaristas.

O desenvolvimento social e econômico de Goiás sempre esteve diretamente atrelado às ações da Agência. E mesmo a despeito de tudo isso, vimos esse patrimônio goiano ser dilapidado em alguns momentos de sua história. É por isso que hoje lutamos para que o governador Ronaldo Caiado consiga devolver a essa instituição sexagenária o protagonismo que ela exerceu por tantos anos em nosso Estado. E nesta semana damos aos goianos mais uma prova desse esforço e do trabalho incansável que temos depreendido em razão do fortalecimento da Agência Emater.

Nesta semana entregamos à sociedade a continuidade das obras do nosso Parque Tecnológico de Inovação Rural. O espaço, além de guardar parte da história da instituição, será também palco de uma nova era da Emater em Goiás. Ali, onde já estão instalados um moderno e tecnológico Complexo de Laboratórios, um Centro de Treinamento completamente equipado para abrigar servidores em capacitação e a Estação Experimental Nativas do Cerrado, com seus viveiros e estufas para pesquisas, abrigará também a nova sede da Emater, em um novo prédio condizente com a robustez de uma instituição carregada de história e de tantos feitos pelo nosso Estado.

A Emater provou que, para resguardar seu legado, é capaz de sobreviver forte e ativa mesmo a despeito de um processo de enfraquecimento institucional e de um quadro de servidores em constante enxugamento, sem reposição há três décadas. Por isso, esta administração tem como missão a devolução de seu protagonismo junto à sociedade goiana, resgatando a autoestima de seus aguerridos servidores e trazendo aos olhos da sociedade a grandeza e a relevância do serviço que há tantas décadas presta ao nosso Estado. De mãos dadas com a Seapa e sob a chancela de nosso governador Ronaldo Caiado, devolvemos a Emater aos goianos e apontamos a direção de um novo caminho de muita notoriedade, fruto do incansável trabalho de todos que carregam seu nome com tanto orgulho.

Pedro Leonardo Rezende é presidente da Emater – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária

*Artigo publicado na edição desta quinta-feira no Jornal Diário da Manhã