Artigo | Gestão eficiente por melhores resultados

Antelmo Teixeira Alves, diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater

Gerar renda é transformar vidas. Com esse entendimento, a Emater – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária tem trabalhado em Goiás a política pública de Ater – Assistência Técnica e Extensão Rural ao longo das últimas seis décadas. Levar ao produtor goiano, especialmente àqueles com menos condições de acesso a novas tecnologias, um auxílio técnico que o faça produzir mais e melhor, e ainda em consonância com princípios de preservação ambiental e de sustentabilidade é nosso maior motivo de orgulho.

E para garantir uma maior eficiência desse trabalho, a Agência Emater lançou, a partir de 2020, um novo modelo de gestão denominado Gestão por Resultados. Por meio desta nova metodologia de avaliação do trabalho de nossos técnicos e extensionistas de Ater, poderemos auferir com maior eficácia a qualidade do serviço que estamos entregando à sociedade goiana, além de lançarmos mão de ferramentas que nos permitem tomadas de decisão mais certeiras, com base em dados e estatísticas, visando sempre a otimização do trabalho que realizamos no campo, junto aos produtores e agricultores familiares.

Dar maior transparência e celeridade aos processos em desenvolvimento na Emater é compromisso desta gestão. Por isso, trabalhamos incansavelmente na busca de soluções que nos aproximem do nosso público-alvo, da sociedade de maneira geral, e que ainda nos permita uma maior interação interna, o que resulta, sem dúvidas, na melhor qualidade do serviço que prestamos.

Como resultado, no primeiro trimestre de 2020 registramos o crescimento de 10% nos atendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural realizados pela Agência, ainda contabilizando a suspensão temporária das atividades de campo na última semana de março, em cumprimento aos Decretos 9.633 e 9.634 do Governo de Goiás em razão da pandemia da Covid-19. Este crescimento, que com certeza será verificado novamente quando da normalização das atividades de campo que ocorrerão conforme a reabertura gradual que vem sendo proposta pelo nosso Governo Estadual, é reflexo do compromisso que esta gestão possui, em consonância com as determinações do governador Ronaldo Caiado, com o povo goiano, com nossos produtores rurais, com a segurança alimentar de nossa sociedade e com a evolução social e econômica de nossos municípios.

Artigo publicado originalmente na edição desta sexta-feira (07), no Jornal Diário da Manhã.