Assessora contábil da Emater participa de curso para aprimorar utilização do Sistema de Contabilidade do Estado de Goiás

Capacitação teve objetivo de nivelar informações e padronizar rotina operacional de profissionais contábeis da Administração Estadual. “Compartilhar e receber informações é sempre importante”, afirmou servidora da Emater, Maria Helena | Imagens: Divulgação

Profissionais contábeis das entidades públicas estaduais de Goiás participaram nesta semana da Capacitação para Assessores Contábeis do Estado, no auditório do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo). Pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), participou a assessora contábil Maria Helena Pereira, servidora da instituição há cinco anos.

O curso, organizado pelos próprios profissionais da área, foi ministrado pelo assessor contábil e analista de Gestão Governamental do Ipasgo, Carlos Roberto Fernandes. O intuito principal da capacitação foi instruir os participantes quanto ao uso do Sistema de Contabilidade do Estado de Goiás (SCG), plataforma em que são realizadas as escriturações e demonstrativos contábeis dos órgãos e entidades do setor público estadual.

Além disso, foram discutidos tópicos relativos à execução orçamentária e financeira, prestação de contas e contabilidade aplicada ao setor público. “Esperamos que ao final do treinamento, os contabilistas do Estado possam fazer uma escrituração de excelência, aplicando as boas práticas que estão no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público”, destacou Fernandes.

Em 2016, respondendo às determinações da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), foram implantadas mudanças nas normas de contabilidade aplicada ao setor público. Segundo Maria Helena, o curso buscou, portanto, atender também a demanda pelo nivelamento de informações e padronização operacional dos contadores públicos.

Para a servidora da Emater, a ação foi primordial para o fortalecimento da carreira dos assessores contábeis estaduais. “Compartilhar e receber informações é sempre importante. Sem o contato direto com outros profissionais da área, nós ficamos mais focados na rotina do órgão em que trabalhamos. Com a capacitação, foi possível a troca de conhecimentos”, declarou Maria Helena.

Assessor contábil e analista de Gestão Governamental do Ipasgo, Carlos Roberto Fernandes

Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias