Campo de Saber: sementes de milho selecionadas da Emater diminuem custo da produção

Agência facilita acesso a agricultores familiares e disponibiliza sacas com valores abaixo do mercado

No episódio de hoje do Campo de Saber, série de webnários da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), o representante da Supervisão da Produção de Sementes e Mudas da Agência, técnico em agropecuária Alexsander Toledo, falou um pouco sobre a produção e disponibilização de sementes de milho com alta produtividade e baixo custo.

Pensando em facilitar o acesso de pequenos e médios produtores a sementes melhoradas, a Emater disponibilizou, ao todo, 9 mil sacos de 20 kg das variedades AL Bandeirante e Emgopa 501, no valor de R$ 130/saco.

“Buscamos trazer um produto com alta produtividade e baixo custo para atender o nicho dos agricultores familiares. Trabalhamos na produção de sementes e mudas de alto valor agregado e padrão genético, para entregar ao produtor goiano um material de excelência”, explica Alexsander.

Conforme destacado pelo técnico, o serviço é feito em prol da transferência de tecnologia por meio das sementes, trabalho através do qual é possível entregar variedades adaptadas às várias condições do clima e do solo, arranjos propícios às condições locais específicas e materiais com evolução genética.

Na ocasião, Alexsander também aproveitou para dar mais detalhes sobre a cartilha orientativa para o cultivo de AL Bandeirante e Emgopa 501, atualmente disponível na Biblioteca Virtual do site da Emater, na aba “Técnicos e Científicos”.

“Foi desenvolvido um material relacionado às tecnologias adotadas com as culturas destas variedades para levar informações técnicas até o produtor, como uma forma de garantir uma excelência no cultivo de sua lavoura e, consequentemente, uma boa produtividade”, ressalta.

Durante o episódio, o técnico ainda expôs as especificidades de cada variedade, como indicações de uso, características do produto e recomendações técnicas. Foi apresentado também o cronograma de calendário agrícola para a cultura do milho para melhor planejamento do projeto, dos recursos e investimentos, além da aquisição de insumos.

Para entender tudo sobre as sementes de milho selecionadas da Emater e saber como adquiri-las, assista ao vídeo completo, disponível no canal da Agência no YouTube.

YouTube player

Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br
@ematergoiasPublicado em Sem categoria