Cerveja de mandioca: Emater realiza rodada de encontros com agricultores familiares no interior de Goiás

Projeto busca fortalecer cadeia produtiva de mandioca por meio da compra da raiz cultivada por produtores rurais mais vulneráveis. Matéria-prima é utilizada para fabricação de cerveja exclusivamente goiana | Imagem: Divulgação/Emater

As últimas semanas têm sido de trabalho intenso para levar aos agricultores familiares todas as informações sobre o projeto Cerveja de Mandioca. Profissionais da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Secretaria da Retomada, representando o Governo de Goiás, da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e da cervejaria Ambev, estão percorrendo os municípios do Estado, com o objetivo de expor detalhes sobre o programa, sanar dúvidas e estabelecer um diálogo mais próximo entre os produtores de mandioca e a multinacional.

Nesta quinta-feira (26), os encontros aconteceram em Quirinópolis e São Luís de Montes Belos, mas a caravana já passou por Itarumã, Caçu, Moiporá, Iporá e outras cidades. “Fazemos a mobilização e informamos que estamos em plena efetivação dos cadastros dos agricultores familiares”, detalha o diretor de Assistência Técnica da Emater, Antelmo Teixeira, que participa das reuniões. 

O projeto visa o fortalecimento da cadeia produtiva de mandioca e a elevação da renda das camadas rurais mais vulneráveis, por meio da compra da raiz pela Ambev para a fabricação de cerveja. Um dos principais gargalos enfrentados pela agricultura familiar é a etapa de comercialização, em decorrência do baixo volume de produção. Com a iniciativa, a aquisição de qualquer quantidade de mandioca é feita de forma direta, sem intermediários, cabendo à Emater o mapeamento e organização das famílias rurais beneficiadas. 

Para participar, o produtor deve portar a Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), documento que funciona como uma espécie de carteira de identidade do agricultor familiar ou empreendimento familiar rural. O registro pode ser emitido nos escritórios locais da Emater nos municípios, onde os agricultores interessados também podem solicitar a participação no programa da Ambev.

Geração de renda

Batizada de Esmera de Goiás, a cerveja de mandioca foi lançada pela Ambev em dezembro de 2020, com apoio do Governo do Estado. A iniciativa já contemplou mais de 130 agricultores familiares, que comercializaram 700 toneladas da raiz para a empresa responsável. Estima-se que, com essa quantidade, a receita gerada pela agricultura familiar foi de R$ 476 mil, tendo em vista a média de preços da mandioca estipulados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) durante o ano passado.

A expectativa é que, até o final de 2021, todos os municípios goianos participem para que seja atingida a meta de 7 mil toneladas de mandioca adquiridas da agricultura familiar. No início, a iniciativa foi operada apenas na região Nordeste, a mais vulnerável do Estado, e agora abre espaço de novas oportunidades de comercialização aos pequenos agricultores de todas as regiões.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias