Comitê de Compliance Público da Emater apresenta primeiros resultados de 2023

Ferramentas de gestão apresentaram resultados positivos, com melhorias nos indicadores de nível de risco

O Comitê Setorial de Compliance Público da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) se reuniu virtualmente na última quinta-feira (4) para a apresentação dos resultados da Gestão de Riscos do primeiro quadrimestre de 2023. A ação faz parte do Programa de Compliance Público (PCP), instituído em 2019 pelo Governo de Goiás para garantir mais transparência em todas as entidades e pastas que compõem o Poder Executivo goiano.

Na ocasião, o presidente da Emater, José Ricardo Caixeta Ramos, destacou o trabalho da Agência Goiana na área de gestão de riscos. Membro do Comitê Setorial por três anos, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), ele salientou que pretende dar continuidade ao trabalho que tem gerado resultados positivos.

Neste primeiro momento, apresentaram relatórios a Gerência de Planejamento Institucional, Gerência de Compras Governamentais, Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Diretoria de Assistência Técnica e Extensão Rural, Gerência de Assistência Técnica e Extensão Rural, Diretoria de Pesquisa Agropecuária e a Gerência de Pesquisa Agropecuária.

Na reunião, além da avaliação do quadrimestre e da aprovação do Comitê Setorial, foram avaliadas as ferramentas de controle de riscos, sendo observada a melhoria de resultados da gestão de riscos. Dentre os 21 indicadores de nível de risco apontados, 10 apresentaram melhoria, de nível alto para médio, os demais permaneceram inalterados.

A importância do engajamento na gestão de riscos e dos resultados atuais como referência para os departamentos que estão iniciando os trabalhos na matriz de compliance, na definição de indicadores e planos de ação também esteve na pauta da reunião. Os departamentos restantes deverão apresentar os resultados no segundo quadrimestre de 2023.