Comitê Estadual define medidas sanitárias para reforçar controle da brucelose e tuberculose

Tema foi debatido em reunião realizada na Agrodefesa, com participação de profissionais da área de Sanidade Animal e dirigentes e representantes das entidades que integram o colegiado (Foto: Agrodefesa/Divulgação)

A intensificação da vacinação de bezerras de três a oito meses de idade ao longo de todo o ano e a aplicação da vacinas de forma assistida pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO) em fêmeas com idade a partir de nove meses e que não tenham sido vacinadas contra a brucelose, foram as principais medidas reafirmadas pelo Comitê Estadual de Brucelose e Tuberculose (CEBT), como forma de reforçar o controle e a erradicação da doença em Goiás.

Após abertura dos trabalhos pelo diretor de Defesa Agropecuária, Sérgio Paulo Coelho, o gerente de Sanidade Animal da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Antônio do Amaral Leal, fez a apresentação do Plano de Ação do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose. Os dirigentes e representantes das entidades que integram o Comitê fizeram sugestões e propostas para aperfeiçoamento e adequação de algumas medidas, com o objetivo de otimizar os resultados.

Vacinação

Durante o encontro, foi abordada a questão da disponibilidade de vacinas por regiões do Estado, bem como a necessidade de capacitação dos médicos veterinários cadastrados na Agrodefesa e seus auxiliares para os procedimentos corretos de vacinação e marcação dos animais vacinados em conformidade com a legislação.

A vacina a ser utilizada nas bezerras na faixa etária de três a oito meses é a B-19 e as de idade a partir de nove meses é a RB-51, nos casos em que o pecuarista perdeu o prazo de vacinação até os oitos meses de idade. Nesta situação, estão sujeitos a autuação por não vacinação e acompanhamento da aplicação da vacina pelo SVO.

Após realizar a vacinação, os pecuaristas terão de fazer a declaração na Unidade Local da Agrodefesa no município em que fica a propriedade. As informações podem ser enviadas também por e-mail, sempre para o escritório do município onde se localiza a fazenda.

Participantes

Da Agrodefesa também estiveram presentes na reunião de hoje, o gerente de Inspeção, Paulo Viana Filho e a coordenadora do Programa Estadual de Brucelose e Tuberculose, Sivane Dorneles Miranda.

Das demais entidades o representante do Senar, Marcelo Penha Silva; da Secretaria Estadual de Saúde, Fabrício Augusto de Sousa; da PUC-Goiás, Maria Ivete de Moura; da coordenação do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose e ponto focal do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Eveline Silva Xavier Tundela; da Superintendência Federal da Agricultura em Goiás, Luís Antônio Cardoso Danin; do Fundepec, Uacir Benardes; do Sindileite, Cláudio Marques de Carmargo; da Emater, Jesus Xavier Ferro; da Faeg, Antônio da Silva Pinto e da Seapa, Stella Miranda Menezes Correa.


Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás