Comitê integrado pela Emater lança Projeto Pró-Águas para revitalizar bacia do Rio Meia Ponte

Imagem: Divulgação/Seapa Goiás

Com o objetivo de estabelecer medidas para revitalizar a área do Meia Ponte, o Comitê Permanente de Gestão Integrada para o Enfrentamento da Crise Hídrica na Bacia Hidrográfica do Alto Meia Ponte lançou na última segunda-feira (16) o Projeto Pró-Águas. Esse foi o primeiro encontro do grupo desde a sua instituição, no dia 10 de setembro.

Estiveram presentes, entre outras autoridades, o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Leonardo de Paula Rezende, e o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Antônio Carlos de Souza Lima Neto.

Sem custos para o Estado, o plano de trabalho foi elaborado pelo Instituto Espinhaço, organização sem fins lucrativos atuante em 12 países. A entidade é especializada em recomposição florestal e revitalização de bacias hidrográficas.

Nos próximos dias, o comitê estará empenhado em viabilizar a recuperação de 3 mil hectares, por meio da proteção de nascentes e recomposição de vegetação nativa. Além disso, foi determinado durante a reunião o mapeamento de ações que já são realizadas por prefeituras, órgãos estaduais, produtores e outros tipos de organizações.

Crise hídrica

O Rio Meia Ponte é uma das principais bacias hidrográficas de Goiás, com uma área territorial de 3,6% do estado, onde estão inseridos 38 municípios. Para conter os impactos provocados pela queda de sua vazão neste período de estiagem, o Governo de Goiás vem implementando algumas medidas, como a abertura de mais uma barragem em Santo Antônio de Goiás.

Além disso e das campanhas de conscientização contra o desperdício de água, o governo determinou que outorgas de captação sejam reduzidas em 50% e que o horário de irrigação nas propriedades que ficam na área da bacia seja escalonado conforme o volume médio de vazão das últimas 24 horas.

Sobre o comitê

Coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o comitê foi instituído pela Portaria 203/2019, publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 10 de setembro. O objetivo é articular ações permanentes e emergenciais para combater a crise hídrica do Rio Meia Ponte neste período de estiagem.

Além da Emater, Seapa e Semad, são membros do comitê: a Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR); Comando Geral dos Bombeiros; Comando Geral da Polícia Militar; Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte; Conselho Estadual de Recursos Hídricos; Defesa Civil do Estado; Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg); Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg); instituição da sociedade civil com atuação em projeto de revitalização de bacias hidrográficas, escolhida pela Semad; Ministério Público do Estado de Goiás; prefeitos dos Municípios de Brazabrantes, Damolândia, Inhumas, Itauçu, Goianira, Goiânia, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde e Santo Antônio de Goiás; Saneago; Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedi); Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC); Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP); Universidade Estadual de Goiás (UEG); e Universidade Federal de Goiás (UFG).

Comunicação Setorial – Emater Goiás
Informações à imprensa: (62) 3201-8814/ 3201-8767