Comitiva do Governo de Goiás se reúne com agricultores familiares de Mineiros para apresentar projeto Cerveja de Mandioca

Equipes da Emater, Seapa e Secretaria da Retomada têm percorrido municípios do interior do Estado, levando informações e orientações a produtores de mandioca. Programa visa fortalecer cadeia produtiva da raiz e elevar renda de famílias rurais vulneráveis | Imagens: Divulgação/Emater

Mineiros foi o município da vez para receber a rodada de encontros com agricultores familiares interessados em participar do projeto Cerveja de Mandioca. A reunião aconteceu nesta sexta-feira (08), na quadra do Colégio Estadual Polivalente Antônio Carlos Paniago, com a presença de representantes da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Secretaria da Retomada.

O presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, ao lado de lideranças das outras instituições, apresentou detalhes sobre o programa, que busca fomentar a cadeia produtiva de mandioca, uma das principais da agricultura familiar. A rodada de encontros já passou por cidades como Quirinópolis, Caçu, Moiporá e Iporá.

Um dos principais gargalos enfrentados pela agricultura familiar, lembrou Rezende, é a etapa de comercialização, em decorrência do baixo volume de produção. Com a iniciativa, a aquisição de qualquer quantidade de mandioca é feita de forma direta, sem intermediários, cabendo à Emater o mapeamento e organização das famílias rurais beneficiadas.

Participou também do encontro com lideranças locais e agricultores da região o deputado federal Zé Mário, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). 

Como participar?

Para integrar o projeto, o produtor deve portar a Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), documento que funciona como uma espécie de carteira de identidade do agricultor familiar ou empreendimento familiar rural. O registro pode ser emitido nos escritórios locais da Emater nos municípios, onde os agricultores interessados também podem solicitar a participação no programa da Ambev. Acesse o site da Agência Goiana para saber mais: https://www.emater.go.gov.br/wp/cerveja-de-mandioca/.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias