Consórcio Brasil Central estuda expandir Emater MOBI para agências dos estados que integram a associação

Referência em inovação, o aplicativo da Emater Goiás tem sido utilizado como modelo para outras agências de assistência técnica

Referência em inovação, o aplicativo da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) foi apresentado em uma reunião, na última segunda-feira (31), para representantes do Consórcio Brasil Central (BrC). Participaram da videoconferência o diretor de Assistência Técnica da Emater, Antelmo Teixeira, a diretora de Gestão Integrada, Maria José Del Peloso, e o gerente de Tecnologia da Informação, Elton Minelli.

A demanda partiu do governador do Mato Grosso e presidente da associação, Mauro Mendes, com o intuito de buscar soluções para a implantação de um projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural integrado, por meio da expansão do Emater MOBI para os demais estados que compõem o consórcio. Além de Goiás e do Mato Grosso, fazem parte do grupo Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e Distrito Federal.

O aplicativo da Agência Goiana foi idealizado e desenvolvido internamente, pela própria instituição, e estabelece um canal de comunicação direto entre o produtor rural e o técnico, representando um grande avanço no serviço de assistência técnica no campo. Nas palavras do presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, “o Emater MOBI foi concebido diante da necessidade de modernização do serviço público de Ater [Assistência Técnica e Extensão Rural], com o objetivo de acompanhar a evolução tecnológica experimentada no setor agropecuário nos últimos anos”.

No decorrer da apresentação, o gerente de TI explicou como a plataforma funciona, mostrando detalhadamente as telas, botões, abas e suas funções. Os representantes da Emater também ouviram sugestões de adaptação da ferramenta para que possa incorporar as especificidades de cada agência estadual, dando origem a um produto universal e padronizado que englobe todo o consórcio.

O BrC foi criado em 2015 com o propósito de fortalecer a economia e fomentar o progresso individual e regional dos estados integrantes.  Desde então, vem implantando medidas e elaborando projetos que impulsionem o desenvolvimento do bloco nas áreas de agropecuária, infraestrutura, industrialização, educação, empreendedorismo, turismo, tecnologia e inovação e meio ambiente.

Rádio Emater

Além do atendimento remoto, o Emater MOBI oferece serviços informativos, como a disponibilização de todas as notícias publicadas no site do órgão e a Rádio Emater, composta por programas no formato de podcast que abordam conteúdos voltados para o pequeno produtor de forma acessível. Ao aliar tecnologia e comunicação pública, o que a Agência propõe, por meio desta inovação, é oferecer meios para que a cidadania seja de fato exercida pelos goianos, ou seja, facilitar o acesso da população às políticas públicas e aos serviços ofertados pelo Estado.

Nesta semana, o segundo episódio da Rádio Emater apresenta todas as particularidades do aplicativo e suas funcionalidades. Com a participação do técnico Carlos Eduardo, da unidade local de Gameleira de Goiás, o programa fornece o passo a passo para que o produtor rural utilize a plataforma, especialmente neste período em que a instituição se encontra em regime de teletrabalho a fim de conter a propagação do coronavírus.

Confira o episódio #2 da Rádio Emater: Emater MOBI: Conheça nosso App!

Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 3201-8340