Curso de plantas medicinais leva conhecimento prático a Cidade Ocidental

Ação foi dividida em três módulos que apresentaram ensinos teóricos e práticos à comunidade local

Em julho, o município de Cidade Ocidental recebeu o curso de plantas medicinais promovido pela Emater – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária. A atividade reuniu cerca de 30 participantes da comunidade local e foi realizada no Salão Multiuso, conhecido parque da cidade.

A ação foi dividida em três módulos que apresentaram ensinos teóricos e práticos a comunidade presente. No primeiro dia, os participantes aprenderam sobre as plantas medicinais, sua importância e as espécies disponíveis. Já no segundo dia foram apresentadas técnicas de produção, cultivo e colheita. Hoje, os alunos obtiveram informações sobre secagem, embalagem, comercialização e aspectos legais de produção.

A coordenadora do curso e técnica da Emater na Cidade Ocidental, Zilene do Nascimento conta que solicitou a atividade para que a comunidade obtivesse conhecimento sobre as plantas. O curso foi ministrado pela engenheira agrônoma e doutora em agronomia da Emater, Taís Ferreira. A engenheira já desenvolve um reconhecido trabalho através do Horto Medicinal da Emater. As espécies podem ser usadas, principalmente, para o tratamento de doenças.

Plantas medicinais

O uso de plantas medicinais para o tratamento de doenças consiste em uma sabedoria que atravessou os séculos e, ainda hoje, elas são consideradas remédios de grande valor para muitas civilizações. Cientificamente, estudos já comprovaram os efeitos terapêuticos de algumas plantas medicinais, sendo possível notar nas sociedades do mundo inteiro crescente interesse das pessoas por formas de tratamento que têm como base ingredientes naturais.

Visando manter essa tradição e contribuir com os estudos científicos das plantas medicinais, o Horto Medicinal da Emater possui aproximadamente 180 espécies. Entre elas, plantas classificadas como medicinais, aromáticas e condimentares, além das plantas alimentícias não convencionais (PANC´s). A Emater tem como objetivo manter as espécies de uso popular, colaborando principalmente no desenvolvimento de práticas de saúde que incluam as plantas medicinais, divulgando seu potencial econômico e social, além do resgate das tradições regionais.

Algumas das plantas medicinais e indicação de uso popular presentes no Horto Medicinal da Emater:

Hortelã (Mentha spp.): Possui propriedades antiespasmódicas, antissépticas, anti-inflamatórias, analgésicas, anestésicas, estomáquicas, estimulantes, tônicas e expectorantes);
Arnica brasileira (Lychnophora ericoides): A planta é indicada para dores reumáticas, contusões, cortes, coceiras e picadas de insetos;

Batata-de-purga (Operculina macrocarpa): Suas raízes são utilizadas
como vermífugo;

Guduchi (Tinospora cordifolia): É usado para a tratamento de diabetes,
colesterol alto, Rinite alérgica, estomago virado, artrite, hepatite e ulcera péptica;

Agrião-do-Pará (Acmella oleraceae): O chá das folhas e inflorescências
empregado contra anemia, escorbuto, dispepsia, e como estimulante das atividades estomacais;

Losna (Artemisia absinthium): Seu uso é aceito como medicação usada
nos casos de perda de apetite, distúrbios da digestão, do fígado e da
vesícula biliar;

Estévia (Stevia rebaudiana): É um adoçante não calórico, esta planta é
considerada hipoglicemiante, hipotensora, diurética, e cardiotônica,
sendo usada com sucesso no Brasil como o adoçante mais apropriado para pessoas diabéticas.

Atualmente, os trabalhos realizados no Horto Medicinal restringem-se na colaboração da implantação de novas áreas, através de projetos de parceria, comercialização de mudas (mediante solicitação), cursos e visitas técnicas.

Comunicação Setorial – Emater
Texto: Beatriz Alves
Foto: Emater/Divulgação
Informações à imprensa: (62) 3201-8814/ 3201-8767
comunicacao.ematergo@gmail.com