“Deixo aqui nosso compromisso de sempre apoiar esta e qualquer outra iniciativa voltada à agricultura familiar”, diz secretário de Agricultura, Pedro Leonardo, na abertura da Acof 2023

Governo de Goiás oferece consultorias, capacitações e outros serviços na 20ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar, que segue até sábado (20/5) no Campus Samambaia da UFG (Fotos: Enio Tavares/Seapa)

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, representou o governador Ronaldo Caiado na abertura oficial da 20º edição da Agro Centro-Oeste Familiar (Acof 2023), na noite da última quarta-feira (17/5). O evento foi realizado no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Câmpus Samambaia, em Goiânia (GO). Em seu discurso, Rezende ressaltou a importância da agricultura familiar para o Estado e disse que o empenho do Governo de Goiás em participar da feira é um reconhecimento à relevância do evento. “Trabalhamos incansavelmente para estruturar o estande do Governo de Goiás. Temos oito órgãos estaduais oferecendo informações e serviços. Deixo aqui o nosso compromisso de sempre apoiar esta e qualquer outra iniciativa voltada à agricultura familiar”, declarou ele.

O gestor fez um convite especial para que o público do evento visite o estande do Governo de Goiás e conheça os programas estaduais voltados à agricultura familiar, entre eles o Incubacoop, parceria da Secretaria da Retomada e Sistema OCB/GO para incentivo à formação de cooperativas de produtores, o Goiás Social e o Regulariza Campo. Ele antecipou que o Governo de Goiás prepara o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos Estadual (PAA Goiás). A iniciativa contará com recursos do Fundo Protege para compra de produtos da agricultura familiar e repasse direto a instituições sociais que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social.

O estande do Governo de Goiás tem 144 metros quadrados, com estrutura para recepção do público e exposição de produtos da agricultura familiar. Oito pastas estaduais marcam presença na feira, divulgando programas governamentais, ministrando palestras, oficinas e consultorias e participando de atividades acadêmicas. Além da Seapa, as secretarias da Retomada, Desenvolvimento Social e Economia, as agências Emater e Agrodefesa, a GoiásFomento e a Universidade Estadual de Goiás (UEG) desenvolvem ações na Acof 2023. O Sistema OCB-GO também é parceiro no evento.

O ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, e o coordenador-geral de Estruturação da Produção Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Fabiano Oswald, prestigiaram a abertura da Acof. Macêdo contou que a União trabalha atualmente na elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 e incentivou a participação de representantes de entidades e agricultores familiares na sugestão de políticas voltadas ao segmento. Ele também prometeu “trabalhar forte” para ampliar as compras institucionais de produtos da agricultura familiar.

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, agradeceu o apoio dos governos Estadual e Federal na realização da Acof 2023. Para ela, o momento é profícuo para o segmento. “Estamos numa retomada da agricultura familiar, com mais pujança”, afirmou. Angelita destacou ainda a importância da presença de mulheres na mesa diretiva do evento (deputada Adriana Accorsi; vereadora Kátia Maria; secretária do MEC Denise Carvalho; reitora da Unifimes, Juliene Cunha; e professora Graciella Corcioli) e entre os expositores da feira. “Das 114 iniciativas presentes na Acof, 70% são de mulheres”, citou. O Centro Universitário de Mineiros (Unifimes) sediará a 21ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar, em maio de 2024.

Coordenadora da Acof 2023, a professora Graciella Corcioli lembrou que a fome bateu à porta de muitas famílias durante a pandemia, e que a agricultura familiar é uma das soluções para o problema, pois “não há categoria mais competente para produzir alimentos”. “Mas precisa atendida por um rol de políticas públicas”, ponderou. Ela citou que mais de 40 instituições estão envolvidas na realização da feira, e agradeceu pela parceria, fazendo menção especial à participação do Governo de Goiás. “Entendendo a importância da agricultura familiar, o Estado se tornou um importante parceiro e queremos manter essa parceria. Estamos prontos para mais 20 anos de Acof”, declarou.

Em sua 20ª edição, a Agro Centro-Oeste Familiar (Acof) 2023 tem como tema “Mais comida, menos agrotóxico”. Mais de oito mil pessoas são aguardadas no Centro de Eventos da UFG até sábado (20/5). O público-alvo é formado por estudantes de todas as fases do ensino, profissionais de diversas áreas, pesquisadores, agricultores familiares, extensionistas e outros interessados. Eles podem conferir a feira da agricultura familiar e da economia solidária, palestras, minicursos, seminário científico, fazendinha agroecológica e atividades culturais. A programação completa está no site: agrocentro.agro.ufg.br.

Orientações e serviços

Durante o evento, as equipes da Seapa podem tirar dúvidas e fazer pré-cadastros de interessados em participar de programas que integram o Goiás Social, como Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Serviços de Inspeção Municipal (SIM), Programa de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã, além de fornecer orientações sobre crédito rural. A Goiás Fomento vai divulgar a linha de crédito Produtor Empreendedor, que permite e aquisição de máquinas, equipamentos, insumos e outros itens com juros atrativos e condições facilitadas.

A Secretaria da Retomada oferece capacitações, consultorias jurídica e contábil e assistência técnica para interessados em formar cooperativas. O projeto Incubacoop tem a parceria do Sistema OCB/GO. Neste sentido, quem visita o estande do Governo de Goiás encontra o Mercado Somos Coop, com produtos de cooperativas de agricultura familiar. A Retomada oferece ainda oficinas de irrigação; produção de chocadeiras artesanais; educação financeira; entre outras. Ao mesmo tempo, professores e alunos dos Colégios Tecnológicos (Cotecs) apresentam projetos de extensão e pesquisa.

A Emater está ministrando palestras, oficinas e minicursos ao longo da programação do evento. As capacitações têm como temas gestão tecnológica, desidratação de alimentos, regularização de agroindústrias, pequi sem espinhos, produção e comercialização de cachaças, proteção de nascentes, panificação artesanal, produção de banana e marmelo, produção de alimentos orgânicos, manejo de pastagem e fabricação de doce de leite e iogurte, entre outros. A Agência realizará ainda atendimentos individuais para tirar dúvidas sobre programas e serviços.

A Seds mantém equipes para atendimento de interessados em participar dos programas sociais do Estado. Já a UEG vai ministrar palestra sobre “Produção e manejo de plantas ornamentais”. A Universidade tem forte participação na parte acadêmica da programação da Acof 2023. Integrante da comissão organizadora do Seminário Científico, a instituição é uma das responsáveis pela avaliação dos trabalhos. Além disso, está aproveitando a oportunidade para apresentar seu Centro de Biotecnologia em Reprodução Animal (Biotec) e distribuir mudas de espécies florestais e sementes.

A Secretaria de Estado da Economia também está presente no estande do Governo de Goiás. No Balcão da Economia, os participantes da feira recebem orientações sobre o aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF), lançado em março do ano passado e que permite que o produtor rural emita o documento fiscal a partir do celular, de forma gratuita. Um servidor da pasta fica à disposição para tirar dúvidas. A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) mantém equipes técnicas para atendimento aos produtores em temas relacionados a emissão de documentos e sanidade animal e vegetal em geral.


Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás