Dia de Campo: Emater leva instruções sobre pastejo rotacionado a Cristalina

Instrutor da Agência irá demonstrar técnica de como aumentar a capacidade de cabeças de gado por hectare

A Emater – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária promove, nesta sexta-feira (15 de março), mais uma edição do Dia de Campo em Cristalina, na região Leste do Estado. As atividades serão realizadas a partir das 09h na Fazenda Ouro Fino, propriedade que já vem sendo assistida pela Agência há quatro anos.

A fazenda possui cinco hectares de pasto e faz parte de um projeto de comunidade proativa da Rede de Inovação Rural (RIR) da Emater. O modelo atende, de forma contínua, 22 famílias na região. A propriedade recebe assistência periodicamente para o desenvolvimento de pasto Braquiária em um modelo de pastejo rotacionado, que visa aumentar a capacidade de cabeças de gado por hectare.

O responsável pelo evento e coordenador regional da Emater, Alexandre Resende, comenta que este é um grande diferencial desta técnica. “No sistema convencional, um hectare consegue atender apenas um animal. Já nesse modelo de pastejo intensivo, é possível colocar até 10 cabeças de gado em um único pasto”, explica. Alexandre ressalta que todas as técnicas para esse tipo de pasto serão demonstradas no Dia de Campo.

Em Cristalina, a ação está sendo desenvolvida com a marca Adubo Heringer e o apoio da Câmara dos Vereadores. O evento será aberto ao público. Além disso, há uma parceria com o Instituto Federal Goiano (IFG), que enviará alunos para participação nas atividades. Além de demonstrações, às 10h, ainda será ministrada uma palestra sobre pastejo rotacionado e técnicas sobre a braquiária. Estima-se que o Dia de Campo receberá cerca de 120 pessoas.

Gerência de Comunicação para Inovação – Emater
Texto: Beatriz Alves | Foto: Nivaldo Ferreira