Dia de Campo mostra evolução na produção de leite em propriedade assistida pela Emater

Imagem: Nivaldo Ferr

Produtores rurais da região de Firminópolis, município no interior de Goiás, se reuniram na última sexta-feira (04), na Fazenda Santo Antônio, para conhecerem o trabalho de pastejo rotacionado realizado no local e seu impacto na produção de leite. A ação fez parte de mais uma edição do Dia de Campo, evento organizado pelo Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), com o intuito de difundir novas tecnologias entre pequenos produtores.

A programação contou com três palestras divididas em eixos temáticos diferentes. A primeira foi ministrada pelo zootecnista da Emater e coordenador do evento, Alexandre Domingues, que mostrou a evolução produtiva na Fazenda Santo Antônio, após a implantação do sistema rotacionado. A propriedade do Seu Divino, que recebe supervisão da Agência Estadual desde 2009, registra atualmente uma produção de leite aproximadamente sete vezes maior, comparando-se ao período anterior ao trabalho realizado na área.

Zootecnista da Emater, Alexandre Domingues | Imagem: Nivaldo Ferr

De acordo com Alexandre, técnicas como essa viabilizam o impulsionamento da cadeia produtiva mesmo em condições econômicas não favoráveis. Por isso, o Dia de Campo é importante, para que produtores tenham contato com novos procedimentos e possam replicá-los em suas propriedades.

“O objetivo é mostrar para os produtores que, apesar das dificuldades, do preço do leite estar baixo e do alto custo dos insumos, ele precisa ser muito eficiente da porteira para dentro, reduzindo seus custos de produção e melhorando, principalmente, o alimento primordial para os bovinos: a pastagem”, explicou o extensionista.

A palestra subsequente, conduzida pelo professor do curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Danilo Tomazello, abordou técnicas de irrigação de pastagens, uma ferramenta essencial em épocas de estiagem. Em seguida, o técnico da Emater, da unidade local de São Luís de Montes Belos, Kleber Willian, tratou de administração rural e aspectos orçamentários da produção de leite.

Pastejo Rotacionado

O pastejo rotacionado é um sistema em que a área da pastagem é dividida em piquetes, que são submetidos a intervalos alternados de pastejo e descanso, trazendo melhor aproveitamento da forragem produzida e maior longevidade de capins. Entre os objetivos dessa técnica estão o fornecimento de alimento de forma constante para os animais e a redução da degradação. Além disso, esse sistema busca conservar a fertilidade do solo.

Diretor de Assistência Técnica, Antelmo Teixeira, e produtor rural assistido pela Emater, Seu Divino | Imagens: Nivaldo Ferr

Comunicação Setorial – Emater Goiás
Informações à imprensa: (62) 3201-8814/ 3201-8767