Emater-MG vem a Goiás para conhecer aplicativo criado pela Agência goiana

Diretorias executivas das duas instituições se reuniram em Goiânia para compartilhar projetos e experiências

Em manhã repleta de integração e compartilhamento de experiências, o diretor-presidente e o diretor administrativo da Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), Gustavo Laterza e Claudio Bortolini, desembarcaram em solo goiano para conhecer o aplicativo Emater MOBI, idealizado e desenvolvido pela Emater Goiás (Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária). O encontro aconteceu nesta quarta-feira (22), no prédio da nova sede da instituição, em Goiânia.

Durante a reunião, o assessor técnico Salvador Farina e o gerente de Tecnologia da Informação Elton Minelli apresentaram todas as funcionalidades do software criada pela agência goiana. O programa estabelece um canal de comunicação direto entre o produtor rural e o extensionista, otimizando a dinâmica dos serviços de assistência técnica ao disponibilizar recursos como chat e envio de imagens. Desta forma, é possível agilizar o atendimento ao agricultor ou pecuarista sem que ele necessite se deslocar para um escritório local.

O diretor-presidente da Emater mineira, que soube detalhadamente do Emater MOBI em matéria especial produzida pelo Globo Rural, parabenizou a equipe pelo trabalho e ressaltou a importância do intercâmbio de informações realizado naquele momento. “O intuito é que possamos adotar essa ferramenta como um projeto piloto da Emater de Minas para desenvolvermos um trabalho em uma região e, no futuro, aplicar a plataforma em todo o estado”, explica Laterza.

Segundo o presidente da entidade em Goiás, Pedro Leonardo Rezende, essa parceria evidencia a sinergia histórica entre as duas organizações. “A Emater Minas é uma grande inspiração para nós e uma referência como instituição de assistência técnica e extensão rural, até pela sua história, que é muito parecida com a da Emater Goiás”, afirma.

Na ocasião, Rezende aproveitou para citar o Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino (Pró-Genética), projeto lançado originalmente no município de Uberaba (MG) e que deve ser ampliado e transformado em política pública em Goiás. Conforme o presidente, esse é um exemplo claro de apoio e aproximação recíprocos entre as agências.

Além do aplicativo, outras temáticas foram levantadas como a promoção de políticas públicas que fortaleçam as cadeias produtivas estaduais, programas e tecnologias de ambas as organizações que podem ser replicadas e questões orçamentárias. Os participantes da reunião também propuseram a elaboração de um cronograma de visitas para orientar as atividades.

“É muito importante esse trabalho de integração entre os gestores. As duas empresas têm o mesmo objetivo, que é desenvolver o setor agropecuário dos estados, e possuem um sistema de gestão que são complementares”, acrescenta o diretor administrativo e financeiro da Emater-MG, Cláudio Bortolini.

Também estiveram presentes na reunião líderes da diretoria executiva da agência goiana: o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Antelmo Teixeira; o diretor de Pesquisa Agropecuária, Domiciano Alves da Cruz; e a diretora de Gestão Integrada, Maria José Del Peloso.


Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 3201-8814/ 3201-8767
comunicacao.ematergo@gmail.com