Emater apoia equipe do IBGE no Censo 2022

Agência Goiana disponibilizou sala e equipamentos para realização do censo demográfico deste ano

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) firmaram parceria, no mês de março, para iniciar a realização do Censo 2022. O posto de coleta 2, da subárea Mutirão/Curitiba, responsável por recolher dados de cerca de 130 bairros da região norte de Goiânia, está localizado na sede da Emater.

A parceria nasceu a partir da localização da sede da Agência, que é estratégica para os trabalhos de coleta de dados realizados pelo setor Mutirão/Curitiba, que também conta com o posto de coleta 1 – Sesi/Senai, no bairro Jardim Colorado. A Emater disponibilizou o espaço, móveis e suporte com alguns dos equipamentos necessários para a execução do trabalho, que iniciou no mês junho.

Maria José Del Peloso, diretora de Gestão Integrada da Emater, destaca a importância da ação para o sucesso da operação censitária em Goiânia. “A equipe do IBGE entrou em contato conosco solicitando a cessão de um espaço físico para sediar um dos postos de coleta. Estamos abrigando coordenadores e supervisores em um total de dez servidores para a realização das pesquisas e entrevistas domiciliares”, explica.

A partir do dia 1° de agosto, terão início as pesquisas domiciliares por todo país, mas antes, entre os dias 20 de junho e 12 de julho, são realizadas as pesquisas urbanísticas em torno das residências, feita a partir da observação da infraestrutura urbana das vias públicas de cada região.

Goiânia é dividida em oito setores ou subáreas, que contam com uma média de 160 recenseadores cada uma, para realizar o processo de censo demográfico realizado pelo IBGE a cada dez anos. “Esse processo é realizado a cada dez anos, geralmente com final 0. Devido à pandemia, nós atrasamos esses dois anos”, explica Rafael Caetano, Coordenador Censitário de Subárea (CCS) do Mutirão/Curitiba.

“É importante ter a realização do Censo para ter esses dados, conhecer a população e basear as políticas públicas nisso. Todos os órgãos, municipal, estadual, federal, além da população, conseguem ter acesso. Depois de realizado, é possível entrar no site do IBGE e ter esse controle”, conta Rafael.