Emater avança em projeto que visa difundir agroecologia em Anápolis

Primeiramente será feita aplicação de diagnóstico agroeconômico para validação de tecnologias em sistemas produtivos orgânicos de hortifruti e grãos

Na última sexta (26), foi realizada a segunda visita do projeto Agroeco na cidade de Anápolis. A ação, desenvolvida pela Emater – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária e parceiros, pretende propiciar a construção conjunta de conhecimento e validar tecnologias desenvolvidas na Embrapa para promover a produção de hortifruti e grãos em sistema agroecológico na Aproar.

Essas novidades serão oferecidas diretamente a produtores já assistidos pela Agência. Além da parceria com a Aproar e Embrapa, o projeto ainda recebe apoio da UEG – Universidade Estadual de Goiás e UniEvangélica.

O projeto será desenvolvido em várias etapas de atividades. De acordo com o técnico da Emater Álvaro Rodrigues “primeiramente será feita a aplicação de diagnóstico agroeconômico para validação de tecnologias em sistemas produtivos orgânicos de hortifruti e grãos”.

Por isso, serão realizadas várias visitas aos produtores da região. A primeira reunião para aplicação do questionário foi realizada no dia 14 de junho, na propriedade do produtor Márcio, no Distrito de Sousânia, em Anápolis. A segunda visita foi feita na propriedade da produtora Leiliane, que possui uma vasta área de produção agroecológica, também na cidade de Anápolis.

O questionário aplicado servirá para que as instituições envolvidas conheçam a realidade econômica, social, ambiental e demais características do produtor e sua família. Todos eles já são acompanhados pela Emater em suas atividades e fazem parte da Aproar.

Agora, eles também contarão com o apoio das outras instituições através do projeto. O objetivo é que os agricultores continuem trabalhando com sua produção em sistemas agroecológicos. No entanto, sem utilização de agrotóxicos, adubos químicos e sementes transgênicas.

Gerência de Comunicação para Inovação – Emater
Texto: Beatriz Alves | Fotos: Divulgação/Emater
Informações à imprensa: (62) 3201-8767 / 3201-1844
comunicacao.ematergo@gmail.com