Emater coordena Programa Municipal de Astec para oferecer rede de atendimento ao produtor rural em Mineiros

Projeto integrado por 23 profissionais de diversas áreas e instituições forma rede colaborativa de assessoria a agricultores familiares

Coordenado pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), o Programa Municipal de Assistência Técnica (Astec) de Mineiros é uma rede de cooperação formada por profissionais de diversas áreas e instituições para oferecer atendimento aos produtores rurais do município. Por meio dele, os técnicos alinham ações para prestar assessoria aos agricultores familiares e manter um diálogo constante com os assistidos.

A iniciativa surgiu em 2011 a partir da necessidade de nivelar o trabalho realizado pelas diferentes entidades ligadas direta ou indiretamente à agricultura familiar. Além da Emater, que é uma agência estadual especializada nesse segmento, existem outras instituições com quadro profissional voltado para o mesmo público, como a Prefeitura Municipal, universidades, empresas privadas de assistência técnica rural e as entidades que compõem o Sistema S.

“Percebemos que em Mineiros são vários os órgãos a serviço do produtor rural, realizando atividades semelhantes mas de maneira desconectada. Então, nos reunimos com essas organizações para montarmos uma equipe de profissionais e formar uma rede local de cooperção”, explica a coordenadora do projeto e engenheira agrônoma da Emater, Márcia Maria de Paula.

Para ela, o interessante, na prática, é que quando um agricultor familiar procura por algum serviço que não é a especialidade de determinado profissional em alguma das instituições envolvidas, este pode indicar outro trabalhador habilitado a responder aquela solicitação.

Atualmente o grupo conta com 23 profissionais das áreas de agronomia, zootecnia, veterinária, psicologia, direito e nutrição. Para participar da equipe, o técnico interessado deve procurar a unidade local da Emater na cidade e preencher um formulário de inscrição. Já os produtores rurais podem ser beneficiados buscando atendimento junto aos integrantes da Astec ou por meio de ações organizadas periodicamente pelo programa, como Dias de Campo, palestras, cursos e excursões.

Encontro anual

Todos os anos a Astec realiza encontros para atualizar o staff e discutir as atividades a serem desenvolvidas. No último, realizado virtualmente no dia 05 de fevereiro, a pauta central foi a relação entre o cooperativismo e os desafios pós-pandemia para a agricultura familiar. “O caminho é trabalhar muito a questão da educação cooperativa e colaborativa. Em Mineiros, temos várias agroindústrias, por exemplo. Só tivemos resultados positivos por causa dessa rede colaborativa entre os produtores, que precisa continuar sendo trabalhada depois da pandemia”, declara Márcia Maria.

Durante a reunião, o presidente da Creditag, Alcindo Borges, utilizou a entidade para dar um exemplo bem-sucedido de cooperativismo. A instituição, que faz parte do Programa de Astec, é formada por um grupo de agricultores familiares para oferecer serviços financeiros, em especial de acesso a linhas de crédito rural. “O papel principal da cooperativa é fomentar recursos financeiros que possam desenvolver os indivíduos inseridos no programa de assistência. O cooperativismo vem para desburocratizar este distanciamento do crédito aos pequenos produtores”, afirma.

O papel da Emater também foi ressaltado no encontro, pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mineiros, Valcir José Goularte. Para ele, é fundamental a união das organizações parceiras para a constituição de uma rede de assistência técnica como a Astec. “Eu vejo com grande importância todas as parcerias, principalmente da Emater, por conceder assistência técnica gratuita à agricultura familiar. Pequenos produtores têm grande necessidade de usufruir desse benefício para aumentar o poder de produção”, salienta.