Emater desenvolve mudas de banana marmelo com alta produtividade

Mudas foram produzidas por meio da cultura de tecidos e todas as 76 plantadas renderam cachos da fruta (Foto: Divulgação/Emater)

Pesquisadores da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) estão desenvolvendo estudos de multiplicação in vitro de mudas de banana marmelo. Iniciada em 2020, a pesquisa apresentou resultados positivos em menos de dois anos, com 100% de produtividade – das 76 mudas plantadas, todas elas produziram cachos.

O processo de multiplicação in vitro da banana marmelo, também chamado de cultura de tecidos, durou 9 meses e, em setembro de 2021, foi feito o plantio das mudas. Em março de 2022, as mudas já começaram a frutificar e os quatro primeiros cachos puderam ser colhidos no final de junho. O que mais chama a atenção é que todas as 76 plantas deram frutos, um fato incomum no cultivo de banana marmelo. Desde então, estão sendo colhidos em torno de 8 a 9 cachos por semana.

“O principal objetivo da cultura de tecidos é produzir um maior número de mudas num espaço de tempo menor, além de manter a característica genética da planta, limpá-la de microrganismos nocivos e conseguir ter uma produção de muda em grande escala”, explica Maurízia de Fátima Carneiro, pesquisadora responsável pelo cultivo in vitro da banana marmelo na Emater.

Em geral, a banana marmelo possui um tamanho menor do que as outras variedades de banana, com quinas bem marcadas, polpa de cor amarelo-claro e com um sabor mais adocicado. Nos cultivares colhidos pelos pesquisadores da Emater, é possível perceber que os frutos vieram com tamanho médio, três quinas bem marcadas e alta produtividade.

A banana marmelo não costuma ser consumida in natura e, normalmente, é servida frita e utilizada como matéria-prima para o doce de banana. Os produtores que adquirirem as mudas desenvolvidas pela Emater, terão acesso a um material de qualidade e totalmente limpo de doenças, o que possibilitará um aumento na sua rentabilidade, uma vez que, no estado de Goiás, ainda há um mercado sólido desta espécie.

Foto: Divulgação/Emater

Livre de doenças

Acessar mudas de banana marmelo permite aos produtores rurais diminuírem os riscos de disseminação de microrganismos nocivos em seus bananais, como o Mal-do-Panamá. “Se os produtores continuarem a formar os seus pomares com mudas tiradas do campo, eles estarão disseminando em grande escala doenças e pragas, correndo o risco de tornar o solo impróprio para plantios futuros”, afirma Maurízia.

Adquirir plantas que possuem certificação de origem e com uma melhor capacidade de reprodução pode ocasionar um aumento significativo na produção de banana marmelo em Goiás. “Com essas mudas, podemos criar uma cadeia produtiva e, a partir daí, a banana marmelo passa a se fazer mais presente no comércio do estado”, explica José Ricardo Caixeta, presidente da Emater.

Foto: Divulgação/Emater

Agro Centro-Oeste Familiar

Até o dia 20 de maio de 2023, a Emater participa da 20ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar (Acof), que neste ano tem como tema central “Mais comida, menos agrotóxico”. A feira é realizada no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Dentre a programação especial preparada pelos pesquisadores e extensionistas da Emater, está o curso sobre a produção de banana-maçã e marmelo através da cultura de tecidos, que será ministrado pela dra. Maurizia Carneiro e no qual os participantes terão a oportunidade de aprender o passo a passo do processo de multiplicação in vitro que a Emater utiliza para produzir essas mudas.

O minicurso será ministrado no dia 18 (quinta-feira), das 8h às 10h, no Centro de Tecnologia e Capacitação da Emater (Centrer), também localizado no campus Samambaia da UFG. Confira a programação completa e outras informações no site da Acof: www.agrocentro.agro.ufg.br.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br
@ematergoias