Emater discute pastejo rotacionado com produtores de Abadia de Goiás, em Dia de Campo

Técnica tem se tornado importante opção para os produtores do estado de Goiás

Com o objetivo de disponibilizar informações sobre pastejo rotacionado aos produtores da região de Abadia de Goiás, a Emater – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária realiza, na próxima terça-feira (30), um dia de campo na Fazenda Dourados, propriedade assistida pela Agência.

As atividades terão início às 14h e são esperados cerca de 50 produtores rurais da região. O evento é aberto ao público e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Abadia. De acordo com a engenheira agrônoma e assessora técnica da Emater, Idalina Dias, “é importante mostrar ao produtor que mesmo em uma pequena propriedade, podem se obter ótimos resultados se utilizadas as tecnologias adequadas”.

Durante o Dia de Campo serão realizadas palestras, depoimentos e muitas outras informações sobre o pastejo rotacionado. Além disso, serão ministradas técnicas de aproveitamento de esterco no pasto. Confira a programação do evento:

Pastejo Rotacionado

O pastejo rotacionado é uma espécie de divisão da área de pastagem em piquetes, que são submetidos a períodos alternados de pastejo e descanso, na alimentação do animal. O objetivo do sistema de rotação é fornecer alimento para os animais de forma constante, o ano todo.

Além de conservar a fertilidade do solo e facilitar o trabalho do produtor, o pastejo rotacionado possibilita o aumento na produção das propriedades. Em Abadia, a Fazenda Dourados está se tornando referência na técnica de pastejo. Isso porque, com o uso da técnica, a propriedade de 32 hectares está produzindo cerca de 1.500 litros de leite por dia, número bastante significativo. Além disso, todo o esterco produzido na propriedade é usado na pastagem.

Gerência de Comunicação para Inovação – Emater
Texto: Beatriz Alves | Fotos: Nivaldo Ferreira e Divulgação