Emater e ABCZ levam Pró-Genética aos municípios goianos

Neste sábado (07), a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realiza, em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e o Sindicato Rural de Piracanjuba, mais uma edição da feira de touros Pró-Genética, o Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro. Desta vez o município que receberá a feira e o seminário será Piracanjuba, localizado a 85km de Goiânia.

Durante todo o dia, das 8h às 18h, os pequenos e médios produtores da região terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre melhoramento genético e os resultados que um investimento desta ordem pode oferecer à sua propriedade. Para isso, além da feira, o evento oferecerá o seminário “Vantagens da utilização do touro Zebu PO”, que será ministrado pelo especialista Leonardo Figueiredo Netto, da ABCZ.

Responsável pelo projeto dentro da Emater, o técnico Salvador Farina explica que um dos objetivos do Pró-Genética é proporcionar o aumento da produção de carne e leite nas pequenas e médias propriedades rurais, através do uso de touros melhoradores e, consequentemente, oferecer possibilidades de aumento de renda e da qualidade do padrão social das famílias rurais goianas.

Salvador reitera que os animais vendidos a preços fixos são de diferentes raças zebuínas, avaliados, possuem registro definitivo da ABCZ e têm aptidão reprodutiva comprovada.

2019 x 2020

Ao todo, no ano de 2019 a Emater e a ABCZ realizaram 7 feiras chanceladas pelo programa do Pró-Genética. Em todas o sucesso foi absoluto, com todos os touros, que são registrados e avaliados, vendidos. Para o ano de 2020 a expectativa das instituições é a de realização de 15 feiras por todo o estado de Goiás.

Na última semana, a cidade que recebeu o Pró-Genética foi Goiás, onde foram ofertados 20 touros da raça Nelore dos criatórios dos produtores Eurico Velasco, Pedro Jardim, Celso Brandão de Oliveira e Carlos Eduardo Lobo.

Salvador comemora dizendo que em Goiás todos os animais foram vendidos em apenas 3 horas de evento, “o que foi um marco para a região”. Os touros foram comprados por 16 produtores.

Nesta edição as palestras foram ministradas pelo técnico extensionista da Emater, Fernando Coelho da Silva – Pastejo Intensivo na Bovinocultura, e pelo técnico da ABCZ, Haroldo Velasco – As Vantagens da Utilização do Touro PO.

Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 3201-8814/ 3201-8767
comunicacao.ematergo@gmail.com