Emater e Ceasa-GO atendem agricultores familiares para esclarecer sobre DAP e novas leis da rastreabilidade

Clizeide Rezende, responsável pela área de Crédito Rural da Emater, atende agricultor na Ceasa-GO | Imagem: Ceasa-GO/Divulgação

Agricultores familiares e pequenos produtores rurais receberam atendimento da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO), na última terça-feira (03), no pavilhão da central em Goiânia. O objetivo foi esclarecer dúvidas sobre a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e sobre as novas leis da rastreabilidade.

A DAP é a comprovação de enquadramento do agricultor como pequeno produtor. Além disso, o cadastro é indispensável para o acesso a políticas públicas como o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os produtores tiveram, portanto, a oportunidade de apreender essas informações em um local estratégico como a Ceasa, onde dezenas de agricultores se reúnem diariamente para comercializarem seus produtos.

Segundo uma das responsáveis pela área de crédito rural da Emater, Maria de Fátima, a ação é importante para conscientizar os produtores a respeito de seus direitos. “A gente observa que boa parte das pessoas aqui realmente desconhece a DAP e até o que é o agricultor familiar”, explicou. A engenheira agrônoma também atentou para a importância do documento, que é o instrumento de identificação do agricultor familiar.

Diretor de Assistência Técnica da Emater, Antelmo Teixeira, fala sobre a ação para a Record TV Goiás | Imagem: Emater/Divulgação

Da mesma forma, o superintendente de Produção Rural e Sustentável da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Donalvam Maia, destacou que é essencial mostrar ao produtor rural os programas oferecidos. Ele salientou a questão do crédito rural, que financia o custeio de despesas dos ciclos produtivos com condições especiais de juros e pagamentos.

Além disso, na ocasião, a Ceasa lançou a cartilha “Informativo Prático sobre Rastreabilidade”, trazendo informações sobre a atualização das novas leis e demandas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).  A rastreabilidade é fundamental para assegurar a identidade e a qualidade dos produtos vegetais frescos que são destinados ao consumo.

Ao lado de Maria de Fátima, estiveram presentes, atendendo aos agricultores no local, os também responsáveis pela seção de crédito rural da Emater Juarez Gomes Bucar, Clizeide Rezende, Enauro de Araújo, Benedito Ribeiro e Alexandre Magno. O diretor de Assistência Técnica da entidade, Antelmo Teixeira, também participou da atividade.


Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 3201-8814/ 3201-8767
comunicacao.ematergo@gmail.com