Emater é destaque na Festa da Semente com palestra sobre sucessão familiar rural

Imagem: Divulgação/Prefeitura de Mineiros

A cidade de Mineiros, localizada na região sudoeste de Goiás, foi palco de uma grande celebração à produção rural promovida pela 9ª Festa da Semente, nas últimas quinta (12) e sexta-feira (13), no Auditório Frank Green. O tradicional evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e outras entidades, para discutir modelos produtivos agrícolas e resgatar a cultura das sementes crioulas.

No primeiro dia, os trabalhos realizados pela Emater, por meio da extensionista social da Unidade Local de Mineiros, Marcilênia Vilela, foram destaque na mesa-redonda “Pensando o futuro: quem vai produzir alimentos?”. Durante a palestra, a profissional abordou aspectos da sucessão familiar no campo e sua importância.

De acordo com Vilela, a regional tem feito o acompanhamento de 15 famílias, através de um projeto chamado “pesquisação”, promovendo a disseminação da temática. Ela explicou que a comunidade do campo está envelhecendo, sendo a sucessão, portanto, fundamental para garantir a continuidade do patrimônio construído pelas empresas rurais.

“Precisamos fazer a reflexão: é sucessor ou herdeiro? Porque, às vezes, a propriedade acaba tendo somente herdeiros. Como em nossa mesa-redonda estamos levantando um debate sobre alimentação no futuro, queremos fazer, justamente, uma conexão entre os temas. Fazendo um planejamento sucessório, de certa forma, garante-se o alimento no futuro”, esclareceu.

Também participaram da mesa a agricultora Cristiane Steinmetz, da Fazenda Boa Vista, e a presidente da Cooperativa Mista dos Agricultores e das Agricultoras Familiares de Mineiros (Coopermin), Zenaide de Jesus Almeida. As palestrantes compartilharam com o público experiências enquanto protagonistas de processos sucessórios em suas famílias.

No caso de Steinmetz, ela e sua irmã começaram a trabalhar na propriedade da família após o falecimento do pai. Advogada, a agricultora contou que já cuidava da parte jurídica e administrativa, mas passou a ser responsável pelo gerenciamento da produção no campo. As irmãs são fundadoras do Grupo Mulheres do Agro, associação que coloca em pauta o papel das mulheres no setor.

A presidente da Coopermin também dividiu sua história pessoal, ressaltando a importância da agricultura familiar para assegurar o futuro da produção de alimentos. A agricultora revelou que sua filha Sabrina Almeida, mediadora da mesa, tem se envolvido gradativamente com as atividades no campo.

Mesa-redonda discute importância da sucessão familiar Imagem: Divulgação/Emater

Debates

Outras duas mesas-redondas compuseram a programação, articulando discussões sobre promoção de saúde, sistemas de produção sustentáveis, movimento ‘slow food’ e indicação geográfica do queijo cabacinha.

No período da manhã, a representante da Secretaria Municipal de Saúde de Mineiros, Junair Oliveira, e o nutricionista do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), Alex Belink, falaram sobre a necessidade de mudança de hábitos alimentares e de implementação de políticas públicas para combater a fome no país.

Na sequência, o produtor rural Ricardo Rocha e o representante da Associação para o desenvolvimento da Agricultura Orgânica em Goiás (ADAO-GO) discutiram a respeito de modelos de produção agrícola sustentáveis.

Já a mesa de encerramento foi integrada pelos presidente e vice-presidente da Cooperativa Mista Agropecuária do Vale do Araguaia (COMIVA), Fernando Resende e Cassio Teodoro, respectivamente; Karla Annanias e o chef de cozinha Humberto Marra, que apresentaram o conceito de slow food, movimento que valoriza a qualidade das refeições; e Rodrigo de Paula Batista, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e João Luiz Rabelo, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), discorreram sobre o trabalho de indicação geográfica do queijo cabacinha, variedade desenvolvida na região.

Imagem: Divulgação/Prefeitura de Mineiros

Feira da Agricultura Familiar

A Festa da Semente também organizou atividades como a Feira da Agricultura Familiar e o Encontro da Troca de Sementes. As ações aconteceram no último dia da celebração, na Feira Coberta Municipal Tião da Nezia, onde pequenos produtores puderam comercializar seus produtos.

Para Zenaide Almeida, presidente da Coopermin, a feira é uma oportunidade para os produtores ganharem visibilidade.

“É importante para que nossos produtores sejam vistos e os produtos deles sejam conhecidos em nosso município”, afirmou. “Mostrar para a sociedade que a agricultura familiar dá certo e traz renda para ele [o produtor], o município e o país”, conclui.

Além disso, foram estruturados no local estandes da Emater, COMIVA e outras instituições locais para esclarecer dúvidas e apresentar aos interessados o trabalho promovido por essas entidades. Também aconteceram apresentações culturais, homenagem aos “Guardiões de Sementes Crioulas e Raças Tradicionais” e comemoração ao Dia Internacional do Engenheiro Agrônomo, celebrado no dia 13 de setembro.

Parceria

A Emater é parceira da Festa da Semente desde suas primeiras edições. Segundo uma das organizadoras do evento e técnica da agência na unidade local de Mineiros, Márcia Maria de Paula, foram registrados 188 inscritos no primeiro dia de festividade.

Tradicional no calendário da cidade, a festa se consagrou como um importante momento de celebração ao alimento, valorização da cultura local e espaço de reunião e trocas de experiências entre os produtores rurais da região.

______
Comunicação Setorial – Emater Goiás