Emater e FGM articulam parceria para o projeto Virada Ambiental

Representantes das instituições se reuniram virtualmente para definir ações de fornecimento de mudas destinadas à execução da Virada

Representantes da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e da Federação Goiana de Municípios (FGM) participaram na tarde desta sexta-feira (28) de reunião virtual para articular uma parceria entre as instituições, com o intuito de unir esforços para o fornecimento de mudas destinadas à execução do projeto Virada Ambiental. A ação irá promover o plantio simultâneo em vários municípios de mudas de espécies nativas do Cerrado durante a semana em que é comemorado o Dia Estadual da Consciência Ambiental, no dia 22 de novembro. No ano passado, quando o projeto foi criado, foram plantadas mais de 160 mil mudas em 167 cidades.

“A questão ambiental sempre foi muito importante para a Emater. Temos trabalhado por anos nessa área, pois a agricultura tem um papel fundamental na valorização da sustentabilidade e na conservação dos ecossistemas”, afirma o diretor de Pesquisa Agropecuária, Domiciano Alves. Ele cita ainda a Estação Experimental Nativas do Cerrado, estrutura da Agência Goiana, localizada na capital, na qual é desenvolvido o Programa de Produção de Mudas e Sementes, cujo objetivo é oferecer produtos com preços acessíveis a produtores rurais do Estado.

Inicialmente, a intenção da FGM era estabelecer uma parceria para o fornecimento de espécies produzidas na estação já para esta edição da Virada Ambiental. No entanto, por limitações logísticas, não será possível atender a demanda de imediato, uma vez que a média de produção no local é de 10 a 15 mil mudas por ano. Foi acordado que será estruturada uma cooperação a longo prazo para viabilizar a comercialização dessas plantas nas próximas edições do projeto. Os valores reduzidos são direcionados apenas para a manutenção do programa.

Durante a reunião, a assessora técnica de Meio Ambiente e Saneamento da FGM, Priscila Inácio, atentou para a importância da participação da Emater na iniciativa, principalmente em decorrência de sua capilaridade em território goiano, com escritórios locais em 192 municípios. “Essa parceria será essencial não somente para a virada, mas também para a aproximação e crescimento da Secretaria de Meio Ambiente. Essa união será um grande incentivo para a consolidação de ações e programas locais”, afirma.

Em 2019, a Emater foi responsável pela mobilização de prefeituras e demais entidades municipais e também pela seleção de locais adequados para a realização do plantio em áreas prioritárias para reflorestamento, como margens de nascentes ou mananciais. “Essa cooperação pode avançar. A curto prazo não podemos fornecer a quantidade de mudas demandada, mas podemos estabelecer essa parceria de maneira mais sólida e forte”, acrescenta o diretor de Assistência Técnica, Antelmo Teixeira.

As próximas medidas para que o acordo seja firmado e planejado será uma reunião com a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, e o levantamento de cidades goianas que possuem viveiros. A intenção é que esses viveiros possam também colaborar com o fornecimento das mudas. Além disso, também serão colocadas em pauta nas próximas reuniões questões relativas à forma de comercialização das plantas por parte da Emater.

Participaram do encontro online, pela Emater, o diretor de Assistência Técnica, Antelmo Teixeira, o diretor de Pesquisa Agropecuária, Domiciano Alves, a diretora de Gestão Integrada, Maria José Del Peloso, a gerente de Pesquisa Agropecuária, Claudia Pimenta, o gerente da Estação Experimental Nativas do Cerrado, Marcos Alves, e a assessora de Comunicação, Fernanda Garcia. Já pela FGM, estiveram presentes o presidente José de Sousa Cunha, a superintendente executiva Meire Andrade, a assessora técnica de Convênios, Mabilly Ferreira, a assessora técnica de Meio Ambiente e Saneamento, Priscila Inácio, e o assessor de Comunicação, Pedro Fellipe.

O projeto

A Virada Ambiental foi instituída pela Lei 20.552/GO, estabelecendo o dia 22 de novembro como a data de celebração para o Dia Estadual da Consciência Ambiental. O projeto promove ações de conscientização coletiva quanto à importância da preservação da biodiversidade, entre elas o plantio simultâneo de diversas mudas de espécies nativas do Cerrado nos municípios que aderirem à iniciativa. Até o momento, 150 municípios já se comprometeram em realizar a atividade.

A escolha do mês de novembro se deu, principalmente, em função de coincidir com o início do período chuvoso, momento ideal para o plantio de mudas, nas condições do Cerrado. Durante a comemoração, a comunidade é convidada a refletir sobre o valor do plantio de espécies nativas do bioma, incentivando o desenvolvimento de práticas sustentáveis.

O projeto conta com a parceria e o apoio de diversas instituições públicas, governamentais e da sociedade civil, como a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Semad, Universidade Federal de Goiás (UFG), Ministério Público de Goiás (MP-GO), Associação Goiana de Municípios (AGM), Companhia Saneamento de Goiás (Saneago) e outros.

Também está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Eles compõem a agenda de ações que devem ser implementadas por todos os países do mundo até 2030. Entre as finalidades estão medidas ligadas à conservação dos recursos naturais e à proteção e recuperação dos ecossistemas.

______
Comunicação Setorial – Emater