Emater é premiada no ‘Goiás Mais Transparente’, índice que mede transparência nos órgãos públicos estaduais

Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, entrega Selo Prata de Excelência em Transparência para presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende

Cumprindo seu dever de primar pela transparência pública, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) recebeu, na manhã desta quinta-feira (05), no auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o prêmio ‘Goiás Mais Transparente’. O troféu foi entregue ao presidente do órgão, Pedro Leonardo Rezende, diretamente das mãos do governador do Estado, Ronaldo Caiado, que anunciou as instituições vencedoras.

A ação integrou a programação da Semana de Combate à Corrupção, criada a partir da comemoração do Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado no dia 9 de dezembro.

Dois Troféus

A Emater foi contemplada com o Selo Prata de Excelência em Transparência e com o prêmio Inovação em Transparência. O primeiro certifica que a Agência atendeu aos requisitos de Transparência em mais de 95%. Já o segundo é referente à plataforma disponível no site da instituição que permite a qualquer cidadão acesso em Tempo Real aos números de desempenho e atendimento nas mais diversas áreas. Concorreram os órgãos da administração direta, autárquica e funcional, bem como as empresas públicas estaduais.

Quanto à premiação da Emater, o presidente da agência salientou a importância dos departamentos de Comunicação Setorial e Tecnologia da Informação para o alcance dos resultados positivos. As equipes vêm trabalhando no sentido de atender aos parâmetros e cumprir os requisitos de qualidade, trazendo ainda mais lisura aos meios de acesso à informação.

Na ocasião, a entidade também se destacou por meio da servidora Ivanete Maria Ferreira dos Santos, que recebeu do governador a Certificação Profissional em Compliance no Setor Público. O documento foi entregue para 29 servidores de vários órgãos do Poder Executivo que passaram por toda a capacitação em cursos da área do Programa de Compliance Público. O programa consiste em um conjunto de ações destinado a assegurar que os atos de gestão estejam em conformidade com os padrões éticos e legais.

Goiás Mais Transparente

Criado pelo Governo de Goiás, o ‘Goiás Mais Transparente’ tem o objetivo de fomentar a transparência da gestão pública estadual, fortalecendo o controle social e estimulando a melhoria dos serviços prestados à sociedade. As instituições foram avaliadas pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) conforme o atendimento às normas de transparência e ações de inovação nessa área.

Segundo o governador Ronaldo Caiado, o intuito da administração estadual é eliminar velhas práticas, evitando danos aos cidadãos goianos.

“A meta seria chegar neste primeiro ano a 50% da avaliação de mudança de comportamento e de práticas dentro da estrutura de governo. Já com dez meses, nós atingimos 62%”, informou Caiado.

Lista dos premiados:

Ranking do PCP – os órgãos que mais se destacaram na implantação do Programa de Compliance Público de Goiás:
• Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa);
• Saneago;
• Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC);
• Detran Goiás;
• Secretaria de Estado da Administração (Sead)

Prêmio Inovação em Transparência:
• Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária – Emater
• Agência Goiana de Habitação – Agehab
• Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos – AGR
• Celg Geração e Transmissão – CelgGT
• Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Seapa

Selo Prata de Excelência em Transparência:
• Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação – SEDI e Organização Social Fundação Antares – Faespe (Contrato de Gestão da Rede Itego Regional 2)
• Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Seapa
• Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços – SIC