Emater e Seapa realizam Ciclo de Palestras em comemoração à Semana Estadual da Agricultura Familiar

Programação conta com série de atividades on-line para debater principais temas de interesse do segmento; evento será transmitido, ao vivo, de segunda (19) a sexta-feira (23) pelo canal da Emater no YouTube

Braço forte da economia agropecuária, a agricultura familiar será celebrada com uma sequência de palestras na Semana da Agricultura Familiar, realizada pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), entre as próximas segunda (19) e sexta-feira (23), no canal do órgão no YouTube www.youtube.com/EmaterGoias. O evento marca a Semana Estadual da Agricultura Familiar, instituída pelo governador Ronaldo Caiado em razão do Dia Nacional da Agricultura Familiar, comemorado em 24 de julho.

Com uma programação extensa, os encontros acontecerão a partir das 14h, reunindo autoridades, técnicos extensionistas, pesquisadores e também agricultores familiares assistidos pela Emater, além de profissionais do Sebrae Goiás, Senar Goiás, Ceasa, Agrodefesa e GoiásFomento, para abordarem os principais temas de interesse desse segmento. A abertura será conduzida pelo presidente da Agência, Pedro Leonardo Rezende, e pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça.

“Grande parte dos alimentos que chegam até a mesa dos brasileiros vem da produção da agricultura familiar. Além da segurança alimentar, a força do setor é delineada por sua importância econômica, sendo fundamental para o desenvolvimento rural de Goiás”, afirma o presidente da Emater.

De acordo com ele, a grande atribuição da instituição é ser o canal executor das políticas públicas implementadas pelo Governo de Goiás para a população rural, levando informação, novas tecnologias e assessoria técnica. “Anualmente, recebem assistência técnica e participam de nossos eventos de multiplicação de tecnologia rural mais de 17 mil famílias. Todos os dias nossos técnicos e extensionistas realizam mais de 200 atendimentos nos 246 municípios goianos”, completa a liderança.

Os números atestam a potência da agricultura familiar goiana. Segundo o último Censo Agro, divulgado em 2017 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 152 mil estabelecimentos agropecuários em Goiás, 95 mil são de agricultores familiares, ou seja, 62% do total. Nacionalmente, o setor ocupava 77% das propriedades naquele período, o que correspondia a quase 4 milhões de estabelecimentos.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, também destaca que a agricultura familiar tem uma significativa representatividade no Estado de Goiás, tanto pelo abastecimento de alimentos quanto pela importância socioambiental.

“O Governo de Goiás reconhece o trabalho do segmento e trabalha para minimizar os desafios enfrentados. A Semana Estadual de Agricultura Familiar é uma das iniciativas voltadas à capacitação e comunicação com o agricultor familiar. Por meio da Seapa e jurisdicionadas Emater, Agrodefesa e Ceasa, o governo realiza um trabalho de comunicação direta para ouvir as demandas do produtor e desenvolver políticas públicas que realmente façam a diferença na vida dos goianos”, enfatiza.

Semana Estadual da Agricultura Familiar

A Semana Estadual da Agricultura Familiar foi instituída pelo governador Ronaldo Caiado, por meio da sanção da Lei nº 20.513, de 12 de julho de 2019. Desde aquele ano, sempre na semana que compreende o Dia Nacional da Agricultura Familiar, em 24 de julho, devem ser desenvolvidas atividades para celebrar esse segmento que é fundamental para o desenvolvimento de Goiás.

Programação

Assim como na edição do ano passado, a próxima Semana da Agricultura Familiar será exclusivamente digital, com transmissão ao vivo das palestras, em decorrência da pandemia de Covid-19. Entre os temas que serão debatidos estão melhoramento genético de gado a preços acessíveis, produção de cerveja com mandioca da agricultura familiar, como a pesquisa desenvolvida pela Emater beneficia o pequeno produtor rural e detalhes sobre Crédito Rural. Além disso, o evento irá mostrar cases de sucesso com a participação de agricultores familiares assistidos pela Agência que tiveram suas vidas transformadas pela assistência técnica.

Confira abaixo a programação completa:

19 de julho – segunda-feira

14 horas – Abertura

14h30 – Desafios e perspectivas da Ater pública, com Pedro Leonardo de Paula Rezende (presidente da Emater)

15 horas – Agroindústria e Agricultura Familiar: Ater pública transforando vida, com Márcia de Paula (Emater) e Zenaide Almeida (produtora de Mineiros)

15h45 – Como vender na Ceasa, com Josué Siquera Lopes (Ceasa)

20 de julho – terça-feira

14 horas – Melhoramento genético do gado a preços acessíveis – Conheça o Pró-Genética, com Ana Kassia Ribeiro (Emater) e Rafael Resende de Oliveira (ABCZ)

14h45 – Criação de gado – Pasto mais produtivo ao menor custo possível, com Juscimar Barrosa (Emater) e Wanderley Silveira (produtor de Goiás)

15h30 – Boas práticas na vacinação do rebanho, com Fernando Bosso (Agrodefesa)

21 de julho – quarta-feira

14 horas – Mandioca mais produtiva é esperança de elevação da renda para famílias rurais goianas, com Ivanildo Ramalho (Emater)