Emater e UEG implantam unidades de multiplicação de BRS Capiaçu em Posse

Objetivo é validar cultivar e oferecer suporte a pequenos pecuaristas da região. Variedade desenvolvida pela Embrapa é conhecida por apresentar alto potencial produtivo para bovinocultura leiteira | Imagens: Divulgação/UEG

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG) Campus Posse, iniciou a implantação de três Unidades Demonstrativas (UD) de BRS Capiaçu na Fazenda Escola da universidade. O objetivo da ação é beneficiar os produtores do município com essa variedade de capim, que possui alto potencial produtivo para a bovinocultura leiteira.

A região do Vale do Paranã, onde está localizado o município de Posse, já conta com 28 instalações da cultivar, que foi desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com o propósito de garantir alimentação de qualidade para o gado. Segundo Damásio Kennedy de Amorim, coordenador da regional, as mudas implantadas na UEG são replicadas de uma unidade de Cavalcante.

A iniciativa de criar uma UD em Posse surgiu a partir da procura da comunidade local, já que a região apresenta grandes períodos de estiagem, conta Ronaldo Ferreira da Silva, diretor do Campus Posse da UEG. “Eu entrei em contato com o coordenador regional da Emater daqui, que também estava interessado em colocar essa unidade de capiaçu. Então a ideia é justamente avaliar qual a melhor técnica para produzir e distribuir para a comunidade depois”, explica.

A Agência Goiana, que providenciou o material para a implantação das UD, está dando suporte no acompanhamento da produção. De acordo com o diretor, a ideia final da universidade é promover um Dia de Campo, reunindo um grupo de agricultores para conhecer as técnicas utilizadas, realizando a distribuição do capim junto com suas informações de cultivo.

“É bom frisar a importância das instituições públicas, principalmente as estaduais, trabalharem de forma cooperada. Nós ainda temos muita dificuldade, mas o pessoal da Emater esteve presente na ação e, juntos, as instituições conseguem produzir um trabalho melhor e se desenvolver bem aqui na região do Vale do Paranã”, conclui Ronaldo.

Região do Vale do Paranã, onde está localizado o município de Posse, já conta com 28 instalações de BRS Capiaçu

BRS Capiaçu

A variedade BRS Capiaçu é um clone de capim-elefante, obtido através de um programa de melhoramento conduzido pela Embrapa Gado de Leite em Minas Gerais, no ano de 2016. Com alto rendimento para suplementação volumosa na forma de silagem ou picado verde, chegando a até 4,20 metros de altura, a cultivar apresenta maior produção de matéria seca a um menor custo em relação ao milho e a cana-de-açúcar, possuindo ainda boa tolerância aos períodos de seca.

A silagem do BRS Capiaçu é indicada para bovinos de corte, leite e pequenos ruminantes, mas também pode ser utilizada para a produção de biomassa energética devido ao seu elevado potencial de produção (50t/ha/ano). Além disso, é ainda bastante responsivo quanto ao uso de fertilizantes e irrigação.

Em Goiás, as unidades de multiplicação começaram a ser instituídas em janeiro de 2020 em diversos municípios do estado. As instalações estão espalhadas em todas as regionais administrativas da Emater em propriedades assistidas pela entidade, com o intuito de que os produtores possam articular entre si uma espécie de rede de compartilhamento.

Com a distribuição da planta sendo realizada pela Emater, fica garantida a entrega de um produto original, já que muitas mudas de BRS Capiaçu disponíveis no mercado são visualmente semelhantes, mas intrinsecamente não têm as mesmas características desse capim. Para saber como adquirir mudas, entre em contato com o escritório local da Emater mais próximo de seu município. Consulte contatos e endereços no site www.emater.go.gov.br.