Emater inicia planejamento para programa de preservação da água na cidade de Goiás

Projeto Ser Natureza ocorre em parceria com Ministério Público, Prefeitura da cidade de Goiás, Saneago e IVBG – Instituto Vilas Boas de Goiás

A Emater – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária, em parceria com Ministério Público, Prefeitura da cidade de Goiás, Saneago – Companhia de Saneamento de Goiás e IVBG – Instituto Vilas Boas de Goiás, realizou no início de maio uma reunião para discutir o projeto Ser Natureza na cidade de Goiás. A proposta ambiental tem como objetivo promover a preservação do solo, da água e da vegetação, entre outros recursos ambientais.

O projeto teve início em 2016 e já atendeu mais de 32 nascentes na cidade de Goiás e nos municípios da região, aplicando técnicas de preservação em estabelecimentos rurais, visando a recuperação e a conservação de nascentes degradadas, com o objetivo de contribuir para o abastecimento de água nos municípios e propriedades rurais. Além disso, o projeto também propõe aos produtores rurais investir em ações de preservação.

Etapas

Durante a reunião foi discutido como serão realizadas as quatros etapas de implantação dos projetos em mais de 15 propriedades rurais da cidade de Goiás, sendo elas cercamentos das nascentes; plantio de nativas para recompor a mata ciliares e as nascentes; conservação de solo; cercamento das matas ciliares. Essas etapas são fundamentais para o desenvolvimento do projeto.

À medida que as etapas forem sendo implantadas, os produtores rurais possuirão assistência técnica para o desenvolvimento da prática ambiental por meio da Emater. De acordo com o técnico da Emater responsável pelo projeto, Rubens Donisete, “a Emater vai contribuir com o auxílio técnico ao produtor, aplicando as etapas e desenvolvendo elas junto aos demais parceiros”.

Desenvolvimento

O encontro firmou a parceria entre as entidades para a implantação do projeto em estabelecimentos rurais do município e região, contribuindo com o desenvolvimento da preservação da água. A coordenadora regional da Emater na cidade de Goiás, Esmeralda Arcanjo, ressalta a importância do Ser Natureza na região: “é um trabalho de grande importância para o desenvolvimento da preservação e do abastecimento de água na região, promovendo a melhorias a longo prazo para a população rural e urbana”.

Segundo Esmeralda Arcanjo, a proposta ambiental serve de modelo para que outros produtores adquiram ao programa, mostrando a eficácia do projeto e a importância da recuperação de nascentes, começando a criar uma conscientização entre os produtores. As etapas de recuperação começaram a ser implantadas ainda em maio.

Texto: Matheus Alves | Fotos: Divulgação
Informações à imprensa: (62) 3201-8767 / 3201-8814