Emater inova e apresenta App ao produtor rural goiano

Agência se mostra antenada com as novas tecnologias e leva inovação para a administração pública de Goiás, mostrando que cidadania se faz ao facilitar o acesso da população às políticas públicas e aos serviços prestados pelo Estado

Inovar no setor público é, talvez, o maio desafio e a maior necessidade das administrações públicas brasileiras. Em Goiás não é diferente, especialmente por sua vocação agrícola, setor marcado pela alta tecnificação de processos responsável pelas transformações que vêm revolucionando o campo ao resultar em maior produtividade, lucratividade e otimização de recursos, não só materiais como, e principalmente, ambientais.

Diante deste cenário, repensar a prática da administração pública, não só para acompanhar essas mudanças como para propor novas maneiras de governar, tem sido tarefa primordial do Governo de Goiás. E no que se refere à agropecuária, a Emater – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária já apresenta resultados. No próximo dia 09, terça-feira, a Agência lança o Emater Mobi, aplicativo para interação com os produtores rurais goianos e demais beneficiários que promete novidades na relação do governo com a sociedade e também melhora na gestão de serviços, cujos resultados passam a ser acompanhados em tempo real, possibilitando rápidas e efetivas tomadas de decisão.

De acordo com o presidente da Emater, Pedro Leonardo de Paula Rezende, “o aplicativo Emater Mobi foi concebido diante da necessidade de modernização do serviço público de Ater – Assistência Técnica e Extensão Rural, com o objetivo de acompanhar a evolução tecnológica experimentada no setor agropecuário nos últimos anos”.

Tecnologia x Cidadania
Desenvolvido e idealizado pelo corpo técnico da Agência, o Emater Mobi se apresenta, inicialmente, como uma ferramenta de comunicação entre o produtor e o técnico, encurtando a distância entre as propriedades rurais e os escritórios da Emater, hoje presentes em 205 municípios goianos. Por meio do aplicativo o agricultor ou pecuarista poderá agendar visitas de assistência técnica, retirar dúvidas instantaneamente enviando imagens e áudio, e aquilo que o técnico não for capaz de resolver será encaminhado diretamente para sua coordenação regional, de modo que a solicitação não poderá ser encerrada enquanto o problema não for resolvido por completo.

Para além destes serviços específicos, o Emater Mobi poderá ser baixado e usado por toda a sociedade que terá acesso às notícias da Agência, ao aviso de novos serviços, aos eventos realizados pela Emater em todo o estado e à Rádio Emater, que abordará todas essas informações da maneira mais acessível ao público atendido pela instituição. Ao aliar tecnologia e comunicação pública, o que a Emater propõe, por meio desta inovação, é oferecer meios para que a cidadania seja de fato exercida pelos goianos, ou seja, facilitar o acesso da população às políticas públicas e aos serviços ofertados pelo Estado.

Pedro Leonardo ressalta que o novo app “permitirá ao produtor ter acesso aos serviços disponibilizados pela Emater de modo online, permitindo a comunicação com a área técnica da agência de maneira full time, resultando em rapidez no atendimento e economia operacional para Agência”.

Eficiência na gestão
Já como resultado para o Estado, como contrapartida para a Agência o aplicativo surge como uma nova plataforma estratégica no controle das atividades realizadas em campo pelos mais de 300 técnicos alocados nas 12 regiões que coordenam a ação da Emater em Goiás e na coleta destes dados, que balizarão as ações, projetos e programas que virão a ser propostos pela Agência com maior assertividade para atender às necessidades do setor produtivo goiano de forma mais efetiva.

O lançamento ocorrerá na sede da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com a presença do governador Ronaldo Caiado, em evento que a pasta e suas jurisdicionadas, dentre as quais se encontra a Emater, apresentarão os resultados alcançados nos seis primeiros meses desta gestão em prol do fortalecimento do setor agropecuário de Goiás e também anunciarão as próximas entregas que farão ao setor até o fim deste ano. Participam do evento, além do governador e do presidente da Emater; o secretário de Agricultura, Antônio Carlos de Souza Lima Neto; os presidentes da Agrodefesa, José Essado Neto; e da Ceasa-GO, coronel João Batista Freitas Leme; assim como representantes de entidades ligadas ao agro e demais convidados.

Entrega de veículos
Na ocasião ainda, a Seapa ainda realizará a entrega de dois veículos utilitários por meio de convênio firmado com a Emater. Estes veículos serão destinados a ações de execução, monitoramento e coordenação das atividades de assistência técnica em propriedades rurais, agroindústrias, assentamentos e realização de eventos nas 12 coordenações regionais da Emater, proporcionando incremento do acesso às tecnologias voltadas à melhoria da renda das propriedades rurais com ênfase aos pequenos produtores.

Confira abaixo as informações:

Comunicação Setorial da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária

Taynara Borges – 3201-8767 / 99276-8126