Emater irá acompanhar aplicação de recursos em nova fase do programa ‘O Agro é Social’, explica presidente da instituição

Lançamento do programa ‘O Agro é Social’, em Planaltina de Goiás | Imagem: Divulgação/Emater

Com o intuito de beneficiar famílias rurais goianas em situação de vulnerabilidade social, o projeto ‘O Agro é Social – gerando renda e transformando vidas’ parte para sua terceira etapa com aporte de R$ 3,8 milhões do Governo Federal destinados para a execução de ações de inclusão produtiva. Nessa etapa, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), responsável pela coordenação do programa ao lado da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), irá elaborar um plano de aplicação dos recursos.

Segundo o presidente da instituição, Pedro Leonardo Rezende, o propósito principal é elevar a qualidade de vida das famílias contempladas. “Essas famílias já foram inventariadas, de acordo com a atividade que já estão inseridas. O recurso tem o objetivo de aprimorar a ação produtiva delas para desenvolver a renda”, explicou Rezende em entrevista veiculada pela Rádio Sagres.

O valor será dividido entre 1.556 famílias do campo classificadas nos níveis 4 e 5 do Índice Multidimensional de Carência das Famílias Goianas (IMFC), conforme metodologia aplicada pelo Instituto Mauro Borges em levantamento solicitado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS) do Estado de Goiás. Um dos critérios adotados foi a seleção de municípios com maior nível de vulnerabilidade social e aqueles que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).

Ainda de acordo com o presidente da agência, cada grupo familiar receberá R$ 2.442,00, que serão creditados em duas parcelas no por meio do cartão do Bolsa Família. Para empregar o dinheiro na terra, os pequenos produtores serão orientados conforme sua vocação produtiva e expertise, considerando as características locais da região em que se encontram.

“O técnico da Emater vai acompanhar todas as fases do processo produtivo, desde a aplicação do recurso até a comercialização dos excedentes que serão produzidos. […] A partir do momento que é feito o plano, o técnico acompanha a aplicação da primeira parcela e irá classificar essa família como apta a receber a segunda parcela”, ressaltou.

O programa ‘O Agro é Social’ foi lançado pelo Governo de Goiás em novembro de 2019, com a distribuição de 29 toneladas de sementes de milho e feijão doadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O acordo de cooperação para a terceira fase foi firmado com a União, por intermédio dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Cidadania (MC).

Confira abaixo a matéria veiculada pela Rádio Sagres na íntegra: