Emater leva inovação e serviços para Agro Centro Oeste Familiar

Evento já tradicional no cenário goiano retoma atividades presenciais com programação voltada para a produção familiar do Estado de Goiás

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) estará presente na 19ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar (Acof), que será realizada entre os dias 18 e 21 de maio no Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). O evento reúne mais de 50 parceiros que desenvolvem atividades voltadas à produção familiar goiana. A Emater terá estande no evento, juntamente com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), onde os produtores serão atendidos por técnicos das instituições.

A edição do eventona cidade de Ceres originalmente estava datada para ser realizada em maio de 2020, o que não ocorreu em virtude das restrições causadas pela pandemia de Covid-19.  Desde então, os encontros têm sido virtuais, a fim de manter ativa a interlocução entre os parceiros, bem como os diálogos e as pesquisas comumente apresentados no evento.

Agora, mantendo o mesmo tema da edição que não ocorreu em 2020 – Diversidade, Sustentabilidade e Inovação –, o evento deverá reunir entidades dedicadas à temática da agricultura familiar. Ao todo, devem passar pela feira cerca de seis mil pessoas.

Para o presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, essa é uma oportunidade de aproximar ainda mais a Agência dos produtores familiares, além de proporcionar uma troca rica entre instituições do Estado. “Todos os parceiros da Acof têm algo em comum: nós trabalhamos em benefício da agricultura familiar do Estado de Goiás. O encontro já tem espaço garantindo no calendário desses produtores, que reconhecem a relevância dos temas abordados no evento em todas as edições. A Emater se orgulha em sempre fazer parte da programação, mobilizando as equipes regionais, bem como os produtores”, ressalta.

O titular da Seapa, Tiago Mendonça, considera que a agricultura familiar é um dos pilares da economia de Goiás, sendo que o último Censo do IBGE mostrou que 63% dos estabelecimentos rurais do Estado são de agricultores familiares. “Não estamos falando de números, mas de pessoas que dedicam suas vidas a produzir alimentos com quantidade e diversidade para abastecer as mesas de todos os brasileiros. Essas pessoas merecem um evento do porte da Acof. É preciso fazer o conhecimento e a tecnologia chegarem até o agricultor e a agricultora familiar. A Seapa e as jurisdicionadas vão entrar com força total para fazer deste evento um momento único de troca de conhecimentos e experiências”, afirma.

O evento é livre e gratuito, porém os interessados em obter certificado devem se inscrever até 16 de maio pelo site https://eventos.ifgoiano.edu.br/acof2022/.

Programação

A Emater irá oferecer ao longo dos quatro dias de evento várias palestras, além de plantão técnico e troca de saberes com os agricultores familiares e parceiros presentes. Serão oferecidos, ainda, minicursos e oficinas na programação do encontro.

As palestras abordarão as temáticas de pastejo rotacionado, Programa Integra Zebu e gestão tecnológica em pequenas propriedades e crédito rural. Elas serão ministradas por técnicos da Emater, que estarão à disposição para tirar dúvidas dos visitantes.

Já os minicursos são voltados para produção de peixes em viveiros escavados e tanques-rede, além de filetagem de pescado. Por fim, haverá ainda mesa redonda sobre os bioinsumos, que são o futuro da agricultura sustentável.

Sobre a Acof

Com o tema Diversidade, Sustentabilidade e Inovação, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), recebe a 19ª edição da Feira Agro Centro-Oeste Familiar, realizada dos dias 18 a 21 de maio. A programação contará com uma feira-livre de produtos da agricultura familiar, artesanato e praça de alimentação, além de palestras, minicursos, oficinas, dias de campo, estações tecnológicas, atividades artísticas, entre outros. Todas as atividades são gratuitas e a realização é uma ação conjunta entre IF Goiano, Universidade Federal de Goiás (UFG) e entidades parceiras, como a Emater, Embrapa, Fetaeg.

A Acof tem se consolidado como um espaço em que os agricultores familiares, além de apresentarem sua produção para a sociedade, discutem as iniciativas públicas para o desenvolvimento rural e se tornam importante elo em sua construção. A Feira é um espaço de exposição e diálogo que almeja ser cada vez mais pautada pelos próprios agricultores. Para isso o evento tem buscado, desde o início de sua preparação, envolver na organização as cooperativas e segmentos organizados pela agricultura familiar.

Confira a programação completa da Emater na Acof:

Palestras técnicas:

20/05 – 15h30 – Pastejo Rotacionado para Vacas Leiteiras – Fernando Coelho da Silva
20/05 – 15h30 – Programa Integra Zebu – Ana Kássia Ribeiro Oliveira
19/05 – 7h30 – A Importância da Gestão Tecnológica na Pequena Propriedade Rural – Lino Carlos Borges
20/05 – 7h30 – Crédito Rural para Agricultura Familiar –Juarez Gomes Bucar

Mesa redonda:

20/05 – 7h30 – Bioinsumos: futuro da agricultura sustentável –Tais Ferreira de Almeida

Minicursos:

19/05 – 15h30 – Produção de Peixes em Viveiros Escavados e em Tanque-Rede – Francisco Cabral Neto
19/05 – 15h30 – Filetagem de pescado –  Maria Aparecida Nunes da Silva

Serviço: 19ª Feira Agro Centro-Oeste Familiar
Data: 18 a 21 de maio de 2022
Local: IF Goiano – Campus Ceres – (Rodovia GO-154, km 218 – Zona Rural, Ceres – GO, 76300-000)


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias