Emater movimenta Pecuária de Goiânia com palestras e espaço para expositores

Imagem: Nivaldo Ferr

Com uma programação extensa, o Governo de Goiás, por meio da Emater (Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária), estará presente na 56ª Exposição Agropecuária de Goiânia até o próximo sábado (12). A entidade está promovendo uma série de palestras relacionadas a tópicos fundamentais para a produção rural e também temas institucionais.

Na abertura oficial do evento, na última segunda-feira (07), a palestra inaugural, ministrada pelo mestre em piscicultura Francisco Cabral, trouxe a temática da produção de peixes, abordando aspectos como mercado e parâmetros de qualidade. No dia seguinte, o técnico Robson Luís falou sobre a produção de cachaça em Goiás e mostrou o trabalho da Emater, que tem realizado cursos de capacitação para produtores da área.

Já nesta quarta-feira (09), o extensionista Sydney Farina apresentou o Emater MOBI, explicando como o aplicativo funciona e os serviços disponibilizados pela plataforma. O programa, inédito entre agências do setor rural, estabelece um canal direto de comunicação para os produtores com os técnicos que prestam a assistência, agilizando o atendimento e proporcionando o encurtamento da distância física entre a propriedade e o escritório da Emater.

Além dos painéis, o estande do órgão na Pecuária conta com um espaço com amostras de pesquisas, como sistema de hidroponia, e seções para que produtores exponham seus produtos e possam comercializá-los. São diversas mercadorias, como açafrão, sementes, cachaças, derivados de jabuticaba, molhos, vinhos e artesanato.

Escritório móvel

A Emater também está presente na feira agropecuária com um escritório itinerante. O objetivo é disponibilizar técnicos para tirar dúvidas e oferecer orientações ao público quanto aos diversos serviços oferecidos pela entidade.

Entre os trabalhos prestados pelo órgão estão a visita técnica à propriedade rural, com realização de consultoria e ações educativas na área agropecuária; assessoramento aos produtores na elaboração de projetos de acesso ao Crédito Rural; elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR); e emissão de pareceres e laudos técnicos.

Confira a programação completa:

• SEGUNDA-FEIRA | 07/10
16h Palestra “Produção de peixes”
Francisco Cabral Neto

• TERÇA-FEIRA | 08/10
16h Palestra “Produção de Cachaça em Goiás”
Robson Luís de Morais
Luiz Manteiga (Presidente da Associação Goiana dos Produtores de Cachaça de Alambique – Agopcal)

• QUARTA-FEIRA | 09/10
10h Palestra “Emater MOBI – Inovação na Assistência Técnica Rural”
Salvador Sidney Farina Neto

• QUINTA-FEIRA | 10/10