Emater participa de lançamento do projeto ‘Virada Ambiental’ na Alego

O projeto Virada Ambiental foi lançado na última quinta-feira (08), pela Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), na sede da casa, em Goiânia. A solenidade contou com a presença da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), por meio do diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), Antelmo Teixeira Alves.

A finalidade da iniciativa é plantar pelo menos mil mudas de árvores em todos os 246 municípios goianos, no dia 22 de novembro, contemplando o conteúdo do Projeto de Lei 380 de 30/04/2019, de autoria do deputado estadual Lucas Calil (PSD). A proposta sugere o reconhecimento da data como Dia da Consciência Ambiental em Goiás e está em discussão na Alego.

Segundo Altelmo Teixeira, a Emater participará do projeto mobilizando as cidades e avaliando locais que sejam adequados para o plantio.

“Vamos participar na mobilização, a nível de local, e na definição de onde se plantar essas árvores. Colaborar na seleção das áreas de preservação, margens de nascente ou de mananciais. Vai ser decidido, com as entidades locais, mais universidades e escolas, qual o local apropriado para fazer o plantio dessas árvores”, explicou o diretor.

Diretor de ATER, Antelmo Teixeira Alves Imagem: Divulgação/Sérgio Rocha/Alego

Apesar de o Dia do Meio Ambiente ser comemorado no mês de junho, enfatizou-se, durante o evento, a importância das ações acontecerem em novembro. Em Goiás, o penúltimo mês do ano marca o período da estação chuvosa, que segue até março do ano seguinte.

Também estiveram presentes no lançamento, além de outras autoridades, o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira, e o presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), e prefeito de Hidrolândia, Paulo Sérgio Rezende.

Comunicação Setorial – Emater
Texto: Fernanda Garcia
Fotos: Divulgação/Sérgio Rocha/Alego
Informações à imprensa: (62) 3201-8814/ 3201-8767
comunicacao.ematergo@gmail.com