Emater promove Dia de Campo em Cristalina

Destaque foi o desenvolvimento da Braquiária em modelo de pastejo rotacionado, que visa aumentar a capacidade de gado por hectare

Com o objetivo de levar orientações sobre pastejo rotacionado a Cristalina, a Emater – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária promoveu o dia de campo no Sítio São Sebastião, propriedade que faz parte da RIR – Rede de Inovação Rural. O evento foi realizado na Comunidade Mimoso, nesta sexta (15), e contou com uma programação aberta ao público.

O Sítio vem sendo assistido pela Agência há quatro anos e se tornou referência no modelo de pasto braquiária. No evento, estiveram presentes produtores da região, técnicos da Emater e estudantes do IFG – Instituto Federal Goiano, que puderam aprender e acompanhar demonstrações do modelo de pasto rotacionado. Esse tipo de pastagem possibilita o agricultor a atender uma maior demanda de gados, se considerado o pastejo convencional.

As atividades ocorreram das 08h às 12h. No primeiro momento, foram abertas as inscrições e logo depois foi oferecido um café da manhã. Às 9h a Emater deu abertura ao evento, apresentando a Unidade Local de Cristalina e as principais atividades realizadas. Logo depois, às 10h, o zootecnista e também servidor da Emater, Fernando Silva, ministrou uma palestra com técnicas de manejo de pastagem. O dia de campo em Cristalina também contou com o apoio da Prefeitura Local, Agrocampo, Sindicato Rural de Cristalina, Câmara dos Vereadores e Fertilizantes Heringer.

Alexandre Resende é coordenador regional da Emater e esteve à frente do evento. Ele ressalta que “o maior objetivo do pastejo rotacionado é a produção de leite. No sítio São Sebastião, por exemplo, foram plantados cinco hectares de pastagem e como o próprio nome já sugere, o gado se alimenta rotativamente, e assim, é possível ter um número maior de cabeças por propriedade”, afirma.

Gerência de Comunicação para Inovação – Emater
Texto: Beatriz Alves