Emater promove III Curso de Agroecologia em Mineiros

Formação começou no dia 16 de março, no município de Mineiros, com a participação de 30 alunos que terão quatro meses de aprendizado

A Emater – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária, em parceria com Núcleo de Estudos e Pesquisa em Agroecologia da Unifimes – Centro Universitário de Mineiros, promove o III Curso de Agroecologia “A convergência”. A formação começou no dia 16 de março, no município de Mineiros, com a participação de 30 inscritos que terão quatro meses de aprendizado.

O desenvolvimento da agroecologia aumenta em Goiás em cada ano. Diante disso, os agricultores adotaram sistemas de produção agroecológicos em suas várias formas, orgânicos, agroflorestais ou biológicos com resultados técnicos e financeiramente promissores. O aumento dessa atividade provocou com que entidades como a Emater, Unifimes e demais parceiros da agricultura familiar realizassem duas edições do curso.

Com o esforço de divulgar os conceitos que orientam a ciência agroecológica, o curso tem como excelência fomentar a agroecologia em Goiás. Segundo o analista de desenvolvimento rural da Emater, Paulo Cesar, o curso tem objetivo de transferir conhecimentos em Sistemas Agroecológicos e Sucessão Familiar aos participantes. Obtendo uma visão crítica da agroecologia em todas as suas modalidades e tomando conhecimento, talvez pela primeira vez, das questões relacionadas a sucessão familiar.

Conteúdos

O curso durantes os quatro meses será ministrado por técnicos da Emater, Unifimes e parceiros trazendo conteúdos sobre: Bases científicas da agroecologia, Modalidades de certificações de produtos de base ecológica, Sistemas Orgânicos de produção implantados ou em transição, Sistemas Agroflorestais (SAF) implantados, Agricultura Biológica implantados e Sucessão Familiar no Setor Agrícola e, por fim, Planejamento Sucessório.

Além de conteúdos teóricos os alunos também farão visitas para conhecer propriedades da região que têm experiências em sistemas agroecológicos, sendo elas de apicultura e meliponicultura, sistemas agroflorestais e sistemas de agricultura biológica. Essas visitas têm como objetivo mostrar os resultados por meio da agroecologia e tirar dúvidas dos palestrantes.

Paulo Cesar ressalta que a agroecologia é uma atividade viável e que não está restrita a pequenos agricultores ou agricultores familiares, portanto é uma atividade geradora de renda, dentro de uma visão da agricultura sustentável que respeita a natureza. De acordo com dados da Emater, no ano de 2018 foram mais de 650 atendimentos em Goiás nessa área pela Agência Pública.

Gerência de Comunicação para Inovação – Emater
Texto: Matheus Alves | Fotos: Divulgação
Informações à imprensa: (62) 3201-8767 / 3201-8814
comunicacao.ematergo@gmail.com