Emater promove mutirão de Crédito Rural em Cavalcante

Ação visa atendar famílias da região Vale do Paranã e já elaborou cerca de 600 projetos de financiamento | Imagens: Divulgação/Emater

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), esteve presente, neste mês, na Comunidade Quilombola Kalunga do município de Cavalcante para a realização de um mutirão de Crédito Rural. A ação surgiu a partir do acordo entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e as prefeituras de três municípios da região para a estruturação de projetos de financiamento para os agricultores quilombolas.

Ao todo, foram 585 projetos elaborados pela Emater, com 325 famílias sendo beneficiadas até o momento. O mutirão teve o apoio das prefeituras dos municípios de Cavalcante, Monte Alegre de Goiás e Teresina de Goiás, além da Associação Quilombola Kalunga (AQK), que deram suporte para o desenvolvimento dos trabalhos.

Segundo Damásio Kennedy de Amorim, coordenador regional do Vale do Paranã, foi necessário o deslocamento dos técnicos Leide Moreira Sousa, Thiago Terhorst e Lucas Conceição, para auxiliarem o técnico local de Cavalcante, Gonçalo Amarantes Ribeiro, na finalização e encadeamento dos projetos.

“Fomos assessorados diretamente pelo engenheiro agrônomo Juarez Gomes Bucar, da supervisão de Crédito da [Emater] central, que elaborou a planilha e também participou do mutirão de elaboração dos projetos”, explica Damásio.

Teodora Fernandes de Castro Moreira, produtora rural da comunidade Kalunga de Monte Alegre de Goiás, foi contemplada com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), categoria Mulher, e já recebeu o aporte inicial no valor de R$ 5.200,00. “Foi uma ação muito importante e precisa continuar, eu estou muito feliz”, declara a agricultora.

Também estiveram envolvidos no desenvolvimento dos projetos os técnicos Oldemar Almeida Filho, de Campos Belos; Milton Ferreira dos Santos, de Divinópolis; Luiz Francinélio Cavalcante, de Flores de Goiás; José Laerte Correia Júnior, de Formosa; Elandes Abreu Lopes, de Mimoso de Goiás; Washington Walker, de Guarani de Goiás; Gabriel Fernandes dos Santos, de Monte Alegre; Reinaldo José Araújo, de Sítio D ´Abadia, e Roniery Barros de Matos, de Damianópolis.

Crédito Rural

Em Goiás, a Emater é um dos principais canais para que produtores da agricultura familiar tenham acesso a recursos disponibilizados por linhas de Crédito Rural. A instituição oferece aos produtores o serviço de assessoria para a elaboração de projetos junto aos agentes financeiros.

De acordo com o Agro em Dados, publicação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), no primeiro semestre de 2021, a Emater foi responsável por facilitar o aporte de mais de R$ 60 milhões na economia goiana, por meio da elaboração de 746 projetos.