Emater promove palestras e oficinas na 56ª Exposição Agropecuária de Goiânia a partir desta segunda-feira (07)

Imagem: Divulgação/Emater

A 56ª Exposição Agropecuária de Goiânia acontece a partir desta segunda-feira (07), com uma seção da programação coordenada pelo Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). O evento é sediado no Parque de Exposições Agropecuário Dr. Pedro Ludovico Teixeira, no Setor Vila Nova, em Goiânia.

A solenidade de abertura, nesta manhã, contou com a presença de autoridades como o presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa Goiás), Antônio Carlos Lima Neto, o presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Tasso Jayme, e o prefeito da capital, Iris Rezende.

Segundo o presidente da Emater, a feira é uma oportunidade para a instituição trazer tecnologias ao conhecimento do setor produtivo, como o aplicativo Emater MOBI.

Presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende | Imagem: Divulgação/Emater

“A plataforma tem o objetivo principal de facilitar ao produtor rural o acesso às informações e aos serviços que são disponibilizados pela Emater. Estamos aqui na pecuária com uma programação extensa de cursos, workshops e treinamentos”, explicou.

Durante a cerimônia, representando o Governo de Goiás, o secretário Antônio Carlos salientou para o empenho da pasta em fortalecer ainda mais o setor agropecuário no estado. Além disso, ele ressaltou a importância do trabalho realizado pela Emater.

“A Emater promove um importantíssimo trabalho na extensão rural e na pesquisa agropecuária, nos 246 municípios do nosso estado […] e está presente aqui na Exposição Agropecuária, promovendo uma série de ações de difusão e transferência de tecnologia”, afirmou o secretário.

Imagens: Divulgação/Emater

Programação

Com diversas atividades, a Agência Estadual compõe a agenda da feira ao lado de outras entidades e instituições. Nesta segunda-feira, a partir das 16h, o mestre em piscicultura e extensionista da Emater, Francisco Cabral Neto, irá ministrar uma palestra sobre produção de peixes, abordando aspectos como mercado econômico e parâmetros de qualidade.

No decorrer da semana, até o dia 12 de outubro, será realizada uma série de debates relacionados a temas institucionais e também tópicos fundamentais para a produção rural. Entre os assuntos estão produção de cachaça em Goiás, recuperação de nascentes, alimentação saudável e pastejo rotacionado.

A Exposição Agropecuária de Goiânia é realizada pela SGPA, Associação Goiana dos Criadores de Zebu (AGCZ) e Associação Goiana do Nelore.

Escritório móvel

Além da rodada de palestras e oficinas, a Emater estará presente na feira agropecuária com um escritório itinerante. O objetivo é disponibilizar técnicos para tirar dúvidas e oferecer orientações ao público quanto aos diversos serviços oferecidos pela entidade.

Entre os trabalhos prestados pelo órgão estão a visita técnica à propriedade rural, com realização de consultoria e ações educativas na área agropecuária; assessoramento aos produtores na elaboração de projetos de acesso ao Crédito Rural; elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR); e emissão de pareceres e laudos técnicos.

Confira a programação completa:

• SEGUNDA-FEIRA | 07/10
16h Palestra “Produção de peixes”
Francisco Cabral Neto

• TERÇA-FEIRA | 08/10
16h Palestra “Produção de Cachaça em Goiás”
Robson Luís de Morais
Luiz Manteiga (Presidente da Associação Goiana dos Produtores de Cachaça de Alambique – Agopcal)

• QUARTA-FEIRA | 09/10
10h Palestra “Emater MOBI – Inovação na Assistência Técnica Rural”
Salvador Sidney Farina Neto16h Palestra “ILPF – O case Quirinópolis”
Sérgio Martins de Oliveira