Emater realiza Dia de Campo sobre desafios sanitários no cultivo de banana em Buriti Alegre

Ação, que acontece na próxima sexta-feira (15), faz parte de convênio com Mapa para obtenção do selo de Indicação Geográfica da banana produzida na região | Imagem: Nivaldo Ferr (2017)

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), irá realizar nesta sexta-feira (15), a partir das 8 horas da manhã, o Dia de Campo: Desafios Sanitários da Cultura da Banana, na Fazenda Steio, em Buriti Alegre. A ação faz parte do convênio responsável pela gestão do processo de obtenção da Indicação Geográfica (IG) da banana produzida no município e região.

O convênio opera desde 2016 para a aquisição do registro, conferido pelo Mapa a produtos ou serviços que carregam características únicas graças a seu local de origem. A banana é uma das principais fontes de renda dos agricultores familiares da área que engloba, além de Buriti Alegre, as cidades de Goiatuba, Itumbiara, Morrinhos, Água Limpa e Panamá. 

De acordo com a gestora do projeto, a assessora técnica da Emater, Isabela Lima, o objetivo do Dia de Campo é transferir conhecimento aos produtores rurais a respeito de aspectos fitossanitários da banana. A programação do evento conta com palestras sobre monitoramento de pragas e doenças, como Sigatoka Negra e Fusarium Raça 4, e sobre boas práticas de cultivo. Também haverá demonstrações práticas das tecnologias de aplicação.

A equipe de palestrantes é formada pelos profissionais Hélicris Marques, técnico em agronegócios da Quelaltech Biotecnologia; Juliana Megale, engenheira agrônoma e especialista em Pós-Colheita; Juracy Rocha, fiscal agropecuário da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa); Helder Nascimento, engenheiro agrônomo e instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-GO); Ricardo Pereira, consultor em Fruticultura; e o engenheiro agrônomo Lucimar Andrade. 

O evento é executado pela Peripateo. Pelo convênio, já foram promovidas outras ações de capacitação dos agricultores familiares, como um curso sobre cultivo de banana e um seminário sobre associativismo e cooperativismo. Simultaneamente, a Emater e o Mapa realiza um estudo sobre a cadeia produtiva de banana na região e, em breve, será lançado um manual de boas práticas focado na cultura do fruto.

SERVIÇO
Dia de Campo: Desafios Sanitários da Cultura da Banana
Data: 15/10/2021 (sexta-feira)
Hora: 08h às 17h
Local: Fazenda Steio
Inscrições e mais informações: (62) 9 9845-2624 ou peripateo.ltda@gmail.com