Emater valida identificação e mapeamento de riscos em três novas Gerências e aprova resultados do primeiro quadrimestre (1Q22) das que já faziam parte do escopo

Iniciativa faz parte das ações de Compliance adotadas na Agência

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) validou as etapas de identificação e mapeamento de riscos dentro das gerências de Planejamento Institucional, de Pesquisa Agropecuária e do Programa de Crédito Rural e aprovou os resultados da gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, do Programa Produzir Brasil e da Gerência de Compras Governamentais referentes ao primeiro quadrimestre de 2022.

A ação faz parte das iniciativas do Programa de Compliance Público do Poder Executivo do Estado de Goiás, criado em 2019 e implementado na Emater desde então. O objetivo do mapeamento de riscos é reduzir impactos negativos que possam alcançar a Agência, com eventuais prejuízos à prestação de serviços ao cidadão.

A validação foi realizada durante reuniões que ocorreram nos dias 13 e 26 de maio de 2022, quando os proprietários de riscos apresentaram suas demandas e expuseram as causas aos membros do Comitê Setorial de Compliance, bem como os avanços relacionados às metas e indicadores. Após a exposição, os membros do Comite Setorial discutiram e aprovaram os pontos argumentados.

Durante as apresentações, os proprietários de riscos mostraram os resultados alcançados em relação às demandas apresentadas anteriormente. Ainda durante a reunião, os membros do Comitê Setorial de Compliance da Emater se posicionaram favoráveis em manter o apetite ao risco como baixo, de maneira que qualquer outro nível merecerá algum tipo de tratamento/ mitigação. Mesmo com todos os esforços empreendidos para atingimento e manutenção dos riscos em nível baixo, caso algum mantenha-se acima deste nível (por causas, portanto, externas), o risco poderá ser tolerado em deliberação do Comitê Setorial.

Outra avaliação, tendo sido consonante aos membros do Comitê Setorial presentes, quanto ao nível de maturidade, que será mantido o nível 3 (com a meta de subir p/ 55% de atendimento ao questionário de avaliação da maturidade em Gestão de Riscos, ofertado pela CGE).

Participaram da reunião os membros do Comitê Setorial de Compliance, Pedro Leonardo de Paula Rezende, Maria José Del Peloso, João Asmar Júnior, Antelmo Teixeira Alves, Simeire Pereira Gomes Ribeiro, Ana Flávia Oliveira Marinho; os membros da Secretaria Executiva de Compliance, Fabiano Sousa Vargas, Elton Minelli, Marlene Sônia Araújo, Júlio César de Moraes, Elen Maria Pacheco e Alessandra Cartafina Vaz da Costa Barbosa; além dos demais servidores ligados aos riscos à serem validados: Claudia Barbosa Pimenta, Ana Kássia Ribeiro de Oliveira, Juarez Gomes Bucar, Natalino José de Almeida e Murilo Velozo Macedo, e dos consultores Tiago Borges e Darlene Carvalho.